Pela primeira vez, a Câmara Municipal de Uberlândia estará concedendo a “Comenda Governador Rondon Pacheco” às pessoas físicas, jurídicas e instituições, desde a sua criação no ano passado através projeto do vereador Ronaldo Alves, em reconhecimento do Poder Legislativo pelas contribuições desenvolvidas para a expansão, o fomento das atividades na área de comércio e serviços para o progresso do Município de Uberlândia.
A sessão solene acontecerá nesta quarta-feira, dia 31, a partir das 19 horas, no plenário da Câmara.
HISTÓRIA
A Comenda será na data do centenário de nascimento de Rondon Pacheco, que nasceu em Uberlândia em 31 de julho de 1919, vindo a falecer em 4 de julho de 2016.
Um dos mais ilustres políticos uberlandenses e um dos principais construtores desta grande metrópole, Rondon Pacheco começou sua vida política ainda estudante da Faculdade de Direito da UMG, hoje UFMG, quando em 1942, foi Presidente do CAAP - Centro Acadêmico Afonso Pena - uma das mais tradicionais entidades estudantis do Brasil e a mais antiga de Minas Gerais.
Em 1947 foi eleito para a Assembléia Legislativa de Minas Gerais como Constituinte Estadual. Foi eleito deputado federal em 1950, foi reeleito sucessivamente e permaneceu no congresso até 1967, quando foi para a casa civil da presidência da República, onde em 14 de agosto de 1969 pelo decreto lei 762 criou a Universidade de Uberlândia (UnU) hoje Universidade Federal de Uberlândia.
Em 3 de outubro de 1970 foi eleito Governador de Minas Gerais pela Assembleia Legislativa, assumindo o cargo em 15 de março de 1971. Como governador implantou a fábrica da Fiat Automóveis S.A. na década de 70. A Fiat brasileira é até hoje líder de mercado no Brasil, a maior indústria de Minas Gerais e a maior fábrica da Fiat em todo o mundo. Com a extinção do bipartidarismo, se filiou ao PDS e em 1982 se elegeu deputado federal novamente.
A COMENDA NO CENTENÁRIO
Em sua primeira edição, cada vereador indicou um nome para ser homenageado e o prefeito Odelmo Leão, que será homenageado ao lado de familiares do Dr. Rondon Pacheco, também indicou um nome. Confira os homenageados abaixo:
*Familiares do Dr. Rondon Pacheco (Câmara Municipal)
*Prefeito Odelmo Leão (Câmara Municipal)
Almir Clementino Soares (Thiago Fernandes)
Álvaro Alén Sanches (Marcio Nobre)
Armante Parreira de Oliveira (Rodi Borges)
Bar do Betão (Felipe Felps)
Caio Narcio Rodrigues da Silveira (Helvico José de Queiróz Jr)
Célia Penatti (Dra. Flávia)
Dilson Pereira da Silva (Carrijo)
Edenilton Faria da Silva (Doca)
Granja Planalto (Pr. Átila Carvalho)
Ivaldo Naves (Hélio Ferraz – Baiano)
João Batista Ferreira Jr. (Wender Marques)
João Paulo Naves Camargos (Roger Dantas)
José Pereira Espíndola (Prefeito Odelmo Leão)
Leonídio Bouças –(Ronaldo Alves)
Luiz Alberto Garcia (Dra. Jussara)
Mavie Ind. Com. De Cosméticos (Michele Bretas)
Odomires Mendes de Paula – (Paulo César – PC)
Paulo Romes Junqueira (Vilmar Resende)
Paulo Sérgio Ferreira (Alexandre Nogueira)
Pedro Paulo Pina Ferreira (Pâmela Volp)
Praça Balux (Ceará)
Robson Carvalho Marquez (Ismar Prado)
Ronaldo Fernandes Branco (Juliano Modesto)
Rubens Pinto (Ricardo Santos)
Ruiter da Silva Ferreira (Wilson Pinheiro)
Tharles dos Santos
Williams Neves Dias – Cabo PM (Isac Cruz)
Fonte: Departamento de Comunicação CMU