A Escola do Legislativo promoveu a palestra “Mulher, como está o ‘sistema’ onde você está inserida”, com a participação de profissionais ligadas às áreas de nutrição e de Programação Neurolinguística (PNL) para tratar de aspectos relacionados à saúde física e mental da mulher, reconhecendo os vários papeis que as mulheres exercem na sociedade, mas conscientizando-as quanto à necessidade de se cuidarem num contexto de interligação entre o cérebro, emoções e corpo que as envolve em todos os sistemas onde estão inseridas. O evento faz parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher promovidas pela Câmara Municipal de Uberlândia.
A nutricionista e especialista em nutrição esportiva, Alessandra Carneiro, abriu a palestra nesta tarde e disse que a proposta do tema é conscientizar as mulheres, diante do período de pandemia que sobreveio a todos nos últimos dois anos, no que diz respeito ao modo que vida que elas tem levado, especialmente no que se refere à saúde emocional. “Hoje nós entendemos que as pessoas se alimentam 80% pelas emoções, então isso, hoje, nos trouxe consciência de autorresponsabilidade”, disse, se referindo ao fato da necessidade das pessoas refletirem sobre como têm se preparado diariamente e o quê tem feito quanto a esse senso de autorresponsabilidade. Para o começo de mudanças, a nutricionista disse ser necessário as mulheres se planejarem, praticarem a autodisciplina e “fazer para si o quê ninguém irá fazer pelo outro nessa vida”.
A jornalista e máster training em PNL, Silvana Borges, trouxe as referências da mulher em seus vários papeis, como o de mãe e sua inserção no ambiente familiar para demonstrar a grande influência que ela exerce na sociedade. Além disso, ela explicou que a PNL trabalha com as emoções e os comportamentos, buscando levar equilíbrio para o lar, um sistema no qual a mulher e outros atores estão inseridos. “A gente usa muito na PNL que corpo e mente formam um só sistema e ambos se influenciam, se a minha cabeça está bacana, meu corpo vai estar respondendo e tudo que eu falo repetidamente, tanto negativo quanto positivo e o seu cérebro está guardando isso, então o quê que a gente programa?”, indagou a especialista, explicando ainda que as ações armazenadas no inconsciente passam a fazer parte do consciente atual, por isso a importância de se analisar e perceber o que está se repetindo. Sobre o papel da mãe, Borges disse ser necessário a mulher entender os papéis que cada um, pai e mãe, exercem sobre o filho e não abarcar toda responsabilidade sobre si, sem praticar a autoestima e a autoresposnabilidade.
Samantha Oliveira, diretora da Escola do Legislativo disse que a palestra teve o intuito de promover a mulher, trazendo informações que podem auxiliar as mulheres na tomada de decisões, entendendo as várias atividades que elas realizam em trabalhos, estudos e em casa e como a experiência de outras pessoas podem ajudá-las a compreender o contexto em que estão inseridas e despertá-las.
A palestra, na íntegra, já se encontra no portal da Câmara de Uberlândia no Youtube, ou pelo link direto: https://bit.ly/3CswWZT
Fonte: Departamento de Comunicação (Emiliza Didier)