Em torno de 50 alunos do 8º e 9º anos do Colégio São Paschoall foram recepcionados pela Escola do Legislativo, na tarde desta quinta-feira (03), para apresentação do funcionamento da Câmara Municipal e explicações acerca das atuações diferenciadas entre os poderes legislativo e executivo, especialmente em Uberlândia. A atividade faz parte do conteúdo de história que o professor Ph. D. Walter de Assis Alves tem abordado com os alunos em sala de aula e o colégio contou com o apoio do Parlamento Municipal de Uberlândia para esclarecer a abordagem didática por meio da experiência que a visita proporcionou.
No conteúdo letivo do ano, os estudantes, com idade entre 13 e 14 anos, estão aprendendo sobre os processos das revoluções burguesas, como apontou o professor Walter de Assis, “que são sustentadas pelos pressupostos iluministas, no âmbito político, e liberal, na economia”. Dentro do pensamento liberal, se destaca o pensador francês Charles-Louis de Montesquieu (1689-1755), “criador dos três poderes”, que, com suas ideias, motivou grandes mudanças no mundo, como a Independência dos Estados Unidos entre 1775 e 1783, a Revolução Francesa, entre 1789 e 1799, e a Revolução Industrial, a qual ocorreu em um período extenso, de quase duas centenas de anos, entre 1760 e 1850. O equilíbrio dos poderes, defendido por Montesquieu, é entendido, por estudiosos, como fundamental para o processo de democracia que ainda passa os países.
No Plenário, os alunos ouviram sobre a importância da política no cotidiano das pessoas, uma vez que a cidade precisa de organização administrativa e o poder público precisa atender demandas urgentes da nova sociedade que vem se formando, como a construção de creches, escolas e equipamentos de saúde. As explicações se seguiram sobre a divisão dos três poderes, os cargos que regem o poder legislativo, com vereadores na esfera municipal e deputados nas esferas estadual e federal, assim como a representação do Executivo, com as eleições para prefeito nas cidades, para governador, nos estados, e para presidente, no âmbito federal.
Sobre a atuação da Câmara Municipal, os estudantes conheceram que, atualmente, o poder legislativo abriga 27 vereadores de várias “linhas de atuação política” e que, em Minas, por exemplo, 77 deputados representam o Estado, enquanto que 573 deputados, na Câmara Federal, representam a totalidade dos estados brasileiros. Além disso, escutaram e interagiram sobre o papel do vereador, que tem como lembrança repentina na mente dos adolescentes, o de “garantir que as leis sejam cumpridas”.
Após as explicações, os alunos participaram de uma dinâmica de sessão simulada, com a Mesa Diretora formada pelos adolescentes, e fizeram uso da tribuna, como seria no Pequeno Expediente, para solicitar benfeitorias e melhoria na qualidade de vida da população. Os pedidos foram de tapa-buraco no bairro Santa Rosa e Morada do Jardim para os motoristas “não terem mais problemas com os pneus dos carros”; patrolamento nas estradas rurais; e pedido para que a Secretaria de Trânsito e Transportes faça a limpeza de lixo no bairro Lagoinha, devido ao aumento dos casos de dengue na região e de animais perçonhentos.
A diretora da Escola do Legislativo, Rita Virgínia Gonçalves, fez o agradecimento aos alunos pela vinda ao Poder Legislativo de Uberlândia e falou da “alegria em ver rostos jovens aprendendo mais sobre política”.
Departamento de Comunicação (Emiliza Didier)