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Alunos do PJ decidem nomes para Presidência, Coordenação e Relatoria da Plenária Municipal de julho

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Alunos do PJ decidem nomes para Presidência, Coordenação e Relatoria da Plenária Municipal de julho
Foto: Aline Rezende (CMU)

Hoje (18), 35 alunos de escolas públicas e privadas participantes do Parlamento Jovem Minas 2025 em Uberlândia iniciaram o treinamento para a Plenária Municipal, que deverá acontecer no próximo dia 02 de julho, no Plenário da Câmara Municipal de Uberlândia. A dinâmica foi conduzida pela equipe da Escola do Legislativo, que adiantou os trabalhos e conduziu os alunos a já escolherem os membros da Mesa Diretora que deverão conduzir a votação das nove propostas referentes ao tema central do programa, “Juventude e direitos culturais”, no início de julho.

A assessora da Escola, Kênia Rezende, com auxílio da coordenadora Bárbara Lima, fizeram um check list  do passo a passo que deverá ser seguido na Plenária Municipal. Primeiro, as servidoras promoveram a eleição, via sorteio, dos alunos que se candidataram aos cargos de presidente, coordenador e relator. Foi solicitado aos concorrentes que apresentassem o perfil comunicativo, desenvolto e debatedor para conduzir os trabalhos, além de uma postura firme e enérgica necessárias para comandar a votação no dia 02 de julho.

Além dos integrantes da Mesa Diretora, foram escolhidos também os alunos que deverão defender as nove propostas de Lei na tribuna.

O passo a passo da Plenária Municipal seguiu com explicações sobre a votação no dia 02 de julho, com tempo máximo de dois minutos para defesa das propostas na tribuna, a escolha de apenas uma propostas de Lei para cada subtema, a leitura de cada proposta por parte do coordenador e aplicação de “destaques” (pedido de esclarecimento, exclusão ou modificação) por parte dos alunos, e, por fim, as votações em bloco das propostas que não tiveram destaque e a leitura dos destaques para as propostas que sofrerão intervenções, sendo posteriormente, então, votadas.

Na última reunião dos alunos do PJ, a professora Sayonara Nogueira, professora de Geografia que tem dado suporte pedagógico e orientações acerca das políticas públicas sobre cultura para os jovens, adiantou as propostas que serão suprimidas, uma vez que não apresentaram nem competência constitucional para interferência parlamentar, como é o caso da 2ª proposta do Subtema 2, e 1ª proposta do Subtema 3, que pedem reforma e agilização das obras do Teatro Grande Otelo, nem correlação com o tema apresentado do PJ Minas 2025, como a 3ª proposta do Subtema 3, que “institui o Projeto do Plástico à Aço”.

Mesmo antevendo as supressões, essas propostas devem ir para a Plenária Municipal onde lá os alunos devem argumentá-la na tribuna e, posteriormente, decidirão pela supressão.

Presidente, coordenador e relator da Plenária Municipal de Uberlândia

A Plenária Municipal de Uberlândia, prevista para acontecer no próximo dia 02 de julho, será presidida pela aluna da Escola Estadual José Ignácio de Souza, Amanda Côrtes. O processo de escolha se deu por meio de sorteio, pelo qual os participantes interessados em concorrer ao posto indicaram os nomes. Da mesma forma, foram escolhidos os alunos Giovana Borges, aluna da Escola Estadual Messias Pedreiro, para o cargo de coordenadora da Mesa Diretora, e Pietro Tibaldi, aluno do Colégio Batista, para o cargo de relator.

Presidente: Amanda Côrtes – aluna da Escola Estadual José Ignácio de Souza

Coordenador: Giovana Borges - aluna da Escola Estadual Messias Pedreiro

Relator: Pietro Tibaldi – aluno do Colégio Batista

Alunos que farão a defesa de cada uma das propostas de Lei

O processo de escolha dos alunos para defesa, na tribuna, das nove propostas de Lei já elaboradas e que devem ir para votação na Plenária Municipal prevista para acontecer no próximo dia 02 de julho, se deu por espontânea vontade.

Segue abaixo a lista dos defensores de cada proposta de Lei:

Subtema 1

Emily Martins (Escola Estadual Messias Pedreiro) – defenderá a proposta de Lei 1 do Subtema 1;

Geovana Portela (Escola Estadual José Ignácio de Souza) – defenderá a proposta de Lei 2 do Subtema 1;

Gabriel Martins (Escola Estadual José Ignácio de Souza) – defenderá a proposta de Lei 3 do Subtema 1;

Subtema 2

Júlia Achiles (Escola Estadual José Ignácio de Souza) – defenderá a proposta de Lei 1 do Subtema 2

Giovana Paiva (Escola Estadual José Ignácio de Souza) – defenderá a proposta de Lei 2 do Subtema 2

Bruna Novais (Colégio Mais Positivo) – defenderá a proposta de Lei 3 do Subtema 2

Subtema 3

Thauany Souza (Escola Estadual José Ignácio de Souza) – defenderá a proposta de Lei 1 do Subtema 3

Hannah Hoblos (Colégio Mais Positivo) – defenderá a proposta de Lei 2 do Subtema 3

Maria Eduarda Okamoto (Escola Estadual José Ignácio de Souza) – defenderá a proposta de Lei 3 do Subtema 3

As nove propostas de Lei que devem ser debatidas e votadas na Plenária Municipal

Subtema 1

Proposta 1 – “Criar o Programa Dança Viva no município, voltado à promoção e incentivo da prática da dança entre jovens e dá outras providências”.

Justificativa: Esse projeto justifica-se pela valorização do incentivo e promoção da dança como forma de expressão artística, inclusão social e desenvolvimento pessoal de jovens no município.

Proposta 2 – “Instituir, semestralmente, a Feira Literária no município para os estudantes da Educação Básica da rede municipal e estadual”.

Justificativa: A leitura é a base do processo ensino-aprendizagem e promove o acesso à cultura, pois amplia o hábito da leitura e eleva o número de leitores jovens no município, contribuindo para a formação educacional, cultural e crítica dos cidadãos.

Proposta 3 – “Instituir uma Feira Cultural mensal com temáticas voltadas à cultura jovem”.

Justificativa: justifica-se este projeto pela necessidade do livre acesso à cultura para os jovens de todas as idades e classes sociais em um equipamento público cultural da cidade.

Subtema 2

Proposta 1 – “Criação de um fundo de financiamento para o incentivo da participação popular nas políticas culturais do município”.

Justificativa: o objetivo da criação deste projeto é facilitar a participação e a intervenção popular nas políticas que complementam o funcionamento da cultura no Estado.

Proposta 2 - Reforma do Teatro Grande Otelo (será suprimida)

Justificativa: a reforma do Teatro Grande Otelo tornar-se-á um elemento complementar e enriquecedor da cultura no município.

Proposta 3 – “Instituir o Programa Municipal de Cultura Jovem - Vozes da Juventude, voltado à realização de eventos culturais, apoio a jovens e fomento à participação nas políticas culturais”.

Justificativa: a cultura é um direito de todos e deve refletir a diversidade da população, especialmente das juventudes periféricas e tradicionais. Este projeto propõe um modelo de governança cultural participativo, valorizando o diálogo, a escuta e a construção coletiva.

Subtema 3

Proposta 1 - Estabelecer uma data limite para a reabertura do Teatro Grande Otelo (será suprimida)

Justificativa: devido à demora na conclusão das obras de reestruturação do Teatro Grande Otelo, é importante instituir um prazo para a entrega em pleno funcionamento do local para o público, além de que, o canteiro de obras cria obstáculos a circulação de pessoas.

Proposta 2 – “Instituir a arte do grafitti como patrimônio cultural imaterial”

Justificativa: justifica-se essa proposta de lei devido a importância da valorização da arte do grafitti que ao longo dos anos foi marginalizado, visando garantir que os jovens possam expressar sua arte e ocupar um lugar que lhes pertence na construção da sua identidade cultural.

Proposta 3 - instituir o Projeto do Plástico a Ação (será suprimida) 

Justificativa: justifica-se essa proposta pelo fato de estabelecermos uma cidade sustentável, onde a coleta seletiva de plásticos será transformada em tinta biodegradável para a manutenção e pintura de pistas de skate.

Fonte: Departamento de Comunicação (Emiliza Didier)

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