Os alunos do Parlamento Jovem Minas 2022 em Uberlândia seguem determinados na discussão de propostas de lei para serem debatidas e votadas nas plenárias municipal, regional e estadual que estão previstas para acontecer a partir de julho próximo. Na tarde desta quinta-feira (26), os estudantes do ensino médio de 10 escolas públicas e privadas da cidade se reuniram para uma oficina online coordenada pela Escola do Legislativo para dar sequência à atividade em grupo na qual os participantes discutem e elaboram propostas de lei para os três subtemas deste ano: políticas públicas de prevenção e tratamento em saúde mental, estratégias da comunidade para promoção da saúde mental e uso saudável das novas tecnologias. Os subtemas norteiam o tema central do PJ Minas 2022, que é “Saúde mental dos jovens”.
Hoje é o segundo dia de oficina, a primeira aconteceu na última quinta-feira, data de encontro para atividades do programa. Os participantes já estão construindo, cada um em seu grupo específico por subtema, as propostas de lei que deverão ser apresentadas, defendidas e votadas no próximo dia 30 de junho para serem levadas à Plenária Municipal, marcada para acontecer no dia 07 de julho. Antes disso, ainda no dia 23, os alunos devem participar de mais uma oficina que finalizará o conjunto de idéias propostas de lei para cada subtema e permitirá a votação no dia 30, data em que os participantes elaborarão o documento oficial contendo as propostas finais votadas e escolhidas para serem levadas a Plenária Municipal.
Os alunos seguem na reta final do que foi proposto pela ALMG para o PJ Minas neste ano de 2022 em todas as câmaras municipais participantes do programa, mas nesse processo de finalização, cada etapa exige muito de cada participante: disciplina, assiduidade, empenho, capacidade em lidar com desafios, dinamismo, cooperação, ajuda mútua, elaboração conjunta, reuniões fora das atividades convencionais da Escola do Legislativo, e muito esforço.
E a Comunicação da Câmara acompanha, desde o início, todo esse processo.
Fonte: Departamento de Comunicação (Emiliza Didier)