Os alunos do Parlamento Jovem Minas 2025 de Uberlândia seguem firmes e comprometidos com a etapa final do programa, que marcará a experiência de um rito parlamentar para os jovens no próximo dia 02 de julho com a realização da Plenária Municipal. A assembleia dos participantes acontecerá à semelhança dos trabalhos que ocorrem nas sessões plenárias dos Parlamentos Municipais, com votações das nove propostas de Lei já elaboradas e exame de destaques, que podem ser pedidos de esclarecimento, modificação, aglutinação e exclusão.
Imbuídos no compromisso de deixar um legado forte na participação e aprendizado que o PJ oferece, 35 estudantes das escolas públicas e privadas participaram do treinamento na tarde desta quarta-feira (25), com leitura das propostas de Lei referentes aos três Subtemas, sendo três propostas para cada um deles, quais sejam: Subtema 1 - “A juventude e a cultura como direito”; Subtema 2 - “A organização das políticas culturais e participação social”; e Subtema 3 – “Patrimônio cultural, desenvolvimento e cidadania”. Além disso, eles treinaram a forma de votação para aglutinação e supressão de propostas e decidiram por proposições que certamente serão levadas para votação na Plenária Estadual, prevista para acontecer em setembro na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Belo Horizonte.
O treinamento foi conduzido pela professora de Geografia e coordenadora da rede estadual do Novo Ensino Médio em Uberlândia, Sayonara Nogueira, e acompanhado pela diretora da Escola do Legislativo, Rita Gonçalves, e pelas assessoras, Bárbara Lima e Thaíz Pereira, além da assessora Kênia de Rezende.
Os jovens ainda simularam a votação de temas para o PJ Minas de 2026. Dos nove temas apresentados segundo propôs a ALMG, os alunos rejeitaram alguns como: ‘Sustentabilidade e Meio Ambiente’, ‘Violência e Promoção da Cultura de Paz’, ‘Direitos Humanos e Igualdade Racial’, ‘Participação Política e Cidadania’, ‘Cultura e Economia Criativa’ e ‘Saúde e Bem-Estar’. Os temas mais promissores para serem estudados no ano que vem, segundo a visão dos alunos de Uberlândia, são ‘Geração de Renda e Educação Financeira’, ‘Educação e Futuro Profissional’ e Empreendedorismo e Inovação’.
Alguns alunos apresentaram na tribuna temas de interesse diversos aos apresentados pela ALMG. Amanda Côrtes, aluna da Escola Estadual José Ignácio de Souza, que foi sorteada para o cargo de Presidente na Plenária Municipal, propôs como tema políticas públicas para reintegração na sociedade de pessoas acima dos 35 anos que tiveram experiência com as drogas; Gabriel Martins, também aluno da Escola Estadual José Ignácio de Souza, propôs o tema de segurança pública para as áreas e bairros de Uberlândia em situação sócioeconômica mais vulnerável; Giovana Maria, aluna também da Escola Estadual José Ignácio de Souza, propôs como tema o ‘Direito à cidade para grupos vulneráveis’; Emily Souza, aluna da Escola Estadual Messias Pedreiro, propôs temas como ‘Incentivo à participação estudantil em decisões escolares’, ‘Valorização da juventude indígena, quilombola e rural’ e ‘Expansão da educação pública e técnica’.
Assumindo os cargos na Mesa Diretora, a Presidente eleita, Amanda Côrtes, a coordenadora, Giovana Borges, e o relator, Pedro Tibaldi, ensaiaram a condução da Plenária, ao acompanharem um script contendo as propostas de Lei para serem lidas e a convocação dos vereadores jovens para votar.
Fonte: Departamento de Comunicação (Emiliza Didier)