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Alunos fazem trabalho de extensão para conhecer atuação política

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Ação visa ampliar conhecimento de estudantes e proporcionar vivência na área onde abriga o parlamento
Alunos fazem trabalho de extensão para conhecer atuação política
crédito: Aline Rezende/CMU

Alunos da oitava série do ensino fundamental da Escola Colibri visitaram as dependências da Câmara Municipal na tarde desta segunda-feira (27) com o propósito de conhecer o funcionamento do poder legislativo. Nas mochilas, os adolescentes com idade entre 12 e 13 anos trouxeram um pouco de conhecimento que obtiveram em sala de aula sobre a formação política na Grécia e seu desenrolar no mundo contemporâneo e também muita vontade de adentrar nos recintos onde se discutem e votam as leis do município.

No plenário os alunos tomaram assento nas cadeiras dos vereadores. Ouviram atentamente a explicação sobre a competência do poder legislativo em relação ao do executivo proferida pelo vereador Adriano Zago (PMDB) e surpreenderam quem os acompanhavam com perguntas conceituais sobre a política como: Qual importância da ética na política (?), O que é quebra de decoro parlamentar (?), Apoio de financiamento público e privado nas campanhas; Como se dá a elaboração de um projeto de Lei (?) dentre outros.

Entre as respostas, o parlamentar usou uma frase que chamou a atenção dos participantes: “o poder não corrompe, apenas revela” e convidou os alunos a acompanhar o trabalho dos vereadores durante as sessões da Câmara e nas redes sociais. Ele falou também sobre as formas ilícitas de se obter benefício próprio na atuação pública, o financiamento público através do horário gratuito eleitoral, a necessidade de 1/3 da assinatura dos vereadores para se investigar irregularidades no setor público e por fim despertou os alunos a desenvolverem a participação política e exercerem o papel da cidadania.

O professor de História que acompanhou os estudantes, Luiz Alberto Pereira Junior, disse que não é difícil tratar do assunto “política” em sala de aula quando existe uma didática para tratar do assunto. Sobre a visita de hoje, ele explicou: “A gente sempre trabalha na educação com a aprendizagem significativa, tudo aquilo que a gente vivencia, a gente aprende mais e vivenciar, experimentar uma situação aqui no Plenário contribui muito para despertar o interesse. Muito mais que aprender é despertar o interesse, porque é a partir desse interesse que eles vão conhecer mais de política, vão acompanhar mais os vereadores, aprofundar mais. Então é um ponto de partida”.

A estudante Larissa Rodrigues Oliveira lembra feliz do júri simulado sobre política que o professor de História proporcionou aos alunos em sala de aula e disse estar satisfeita com a continuação do tema através deste trabalho de campo. “Eu gostei (da visita à Câmara), achei bem interessante, tem coisas que eu nem sabia, achei interessante a rotina também (do parlamento)”, salientou.

“É muito bom a gente saber sobre a política para a gente crescer cidadãos melhores ... Aqui ampliou o que a gente tinha visto em sala de aula”, disse o aluno João Lucas Campos de Souza.

Texto: Emiliza Didier

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