A tarde desta sexta-feira (07) foi o dia em que a equipe da Escola do Legislativo da Câmara de Uberlândia atendeu o gabinete do vereador Edinho Combate ao Câncer e capacitou assessores com a temática do curso “O papel do vereador”, um atividade em que a Escola vem ofertando desde o dia 04 deste mês de fevereiro com a proposta, especialmente, de capacitar os servidores que começaram a atuar no poder legislativo desde o início do ano e trabalham diretamente para os onze novos parlamentares desta nova legislatura (2025-2028).
Os participantes desta tarde compõem, em sua maioria, a equipe de rua do parlamentar e estão também em sua primeira experiência ao assumirem cargos de assessor parlamentar em Uberlândia.
As informações repassadas pela diretora da Escola, Rita Virgínia Gonçalves, e as coordenadoras, Thaíz Pereira e Bárbara Lima, tiveram impactos diferentes nesta tarde, segundo relataram. Por ser um grupo de “primeira viagem” dentro da Câmara, os assessores se mostraram atentos às informações quanto às funções e exigências do cargo de vereador, o papel que exercem na elaboração das leis, na fiscalização da administração pública, e discutiram o equívoco que algumas pessoas cometem ao confundir o trabalho do poder legislativo com o da prefeitura.
Na interação, foi possível ouvir de um assessor sobre o trabalho que ele já tem realizado no dia-a-dia com a população: “muitos elogiam, outros reclamam, mas a gente faz o trabalho com o coração”, acrescentando ainda que se esforçam para atender a região onde estão visitando.
As questões relativas às proibições e limitações de atuação do vereador foram colocadas em evidência pela coordenadora Bárbara Lima para alertar os servidores. Pedidos como vagas em hospitais foram mais uma vez alertados como formas equivocadas de atendimento parlamentar para a população. Em casos assim, segundo Lima, o máximo que está facultado aos vereadores é um trabalho de intermédio junto à pessoa responsável pela Secretaria de Saúde do município para saber a respeito das vagas para internação e/ou consulta e a posição das pessoas na lista de espera. Ela explicou também que o cargo de agente público de vereador não o faculta a conseguir equipamentos públicos para o município, como a entrega de ambulâncias, mas que, somente também por meio de um trabalho de intermediação do vereador, agora com deputados estaduais e federais, que recursos destinados a compra de unidades de ambulância, por exemplo, podem vir para o município por meio das emendas parlamentares.
É bom lembrar, na abordagem trazida nesta tarde pela equipe da Escola, a atenção que os assessores devem manter ao fazer uso do uniforme de gabinete, lembrando de tirá-lo fora do horário de expediente para evitar que qualquer comportamento pessoal venha a ser associado à imagem do vereador que representa.
Eles interagiram quanto às funções dos assessores, explicaram que o gabinete já está em processo de definição das equipes de trabalho, ouviram orientações quanto ao sigilo que devem manter a respeito das informações registradas dentro do gabinete e das estratégias de trabalho acordadas, com vistas a respaldar o mandato do vereador.
Tanto a diretora da Escola, Rita Gonçalves, quanto as coordenadoras, entendem que os assessores estão interagindo e participando dos encontros, o que tem proporcionado uma percepção quanto ao perfil de cada gabinete. Além disso, percebem que o conteúdo tem sido absorvido e para alguns, segundo Gonçalves, apesar de se falar em assuntos corriqueiros e comuns ao entendimento, para outros, é a primeira vez que eles ouvem tais abordagens. Dessa forma, segundo a diretora, é preciso “olhar de forma homogênea para apresentar o conteúdo a esses servidores”.
A Escola do Legislativo agora tem Whatsapp!
Para manter um contato mais próximo com assessores de gabinete e toda população, a Escola do Legislativo da Câmara de Uberlândia criou um canal de acesso imediato, via whatsapp, para atender demandas e seguir com um trabalho de orientação das funções para os assessores. O número é o mesmo do telefone do departamento: (034) 3239-1220. Qualquer dúvida, indicação ou sugestão, é só enviar uma mensagem!
Fonte: Departamento de Comunicação (Emiliza Didier)