Evoé, é carnaval! De todas, a maior e mais democrática festa popular começa hoje, sexta-feira, 1º de março, na Praça Clarimundo Carneiro (Praça do Coreto) com o Carnaval à Moda Antiga (Bloco do Baiano), às 17h30, animado pelo som das marchinhas com muita alegria e segurança. Abrindo a programação, o evento é gratuito, livre a todos, patrocinado exclusivamente pela iniciativa privada. Amanhã, sábado, 2 de março, às 14h, Praça Clarimundo Carneiro, é a vez do Bloco Abre Alas que subirá a Avenida Cipriano Del Fávero. A grande festa será no espaço cultural do antigo Fórum. Tudo com o apoio da Câmara Municipal de Uberlândia.
Para o vereador Felipe Felps (PSB), é muito importe dizer que quando os recursos públicos para o carnaval de rua acabaram, fez-se necessária a abertura do diálogo para que a mais popular festa brasileira fosse redesenhada. Com isso, a iniciativa privada foi convidada a participar desse novo processo, retomando o carnaval das marchinhas com a formação de blocos, atualmente muito comum nas capitais do país, algo que tem movimentado a economia de todas elas. Ele diz que esse movimento não conta com nenhum recurso público, mas que não deixa de ser um ato popular. O vereador reitera ser preciso fomentar a prefeitura a desenhar algo que possa ampliar cada vez mais esse projeto que tem por objetivo fortalecer novamente o carnaval e fazer a cidade ser referência na região.
“Nós apoiamos qualquer movimento cultural, artístico, popular. Então, nada mais justo que apoiar aqueles que gostam do carnaval: da arte, cultura, família e tradição. Estamos muito felizes por dar continuidade ao tradicional carnaval de rua que é a maior festa do mundo. Todos estão convidados a participar do Bloco do Baiano. Ele é gratuito e animado com instrumentos de sopro pela Banda Quinteto do Samba. Esse é apenas o lançamento de uma semente que pode fazer da nossa cidade a capital do carnaval de blocos. Desejo a todos paz, alegria e muita música”, conclui o presidente, vereador Hélio Ferraz – Baiano (PSDB).
Fonte: Departamento de Comunicação CMU (Frederico Queiroz)