A Câmara Municipal de Conceição das Alagoas (Triângulo Mineiro) sediou, nesta terça-feira (12/8), o primeiro lançamento oficial da etapa municipal do Parlamento Jovem de Minas 2025.
Neste ano, o programa convida os estudantes a refletirem sobre o tema “Juventude e Direitos Culturais”, dividido em três subtemas:
1. A Juventude e a Cultura como Direito
2. A Organização das Políticas Culturais e a Participação Social
3. Patrimônio Cultural, Desenvolvimento e Cidadania
4. A Câmara Municipal de Uberlândia, participante do Parlamento Jovem de Minas desde sua adesão ao programa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), esteve representada pela diretora da Escola do Legislativo, Rita Virgínia M. Gonçalves, acompanhada da servidora Kênia Luiza de Rezende, assessora da Escola do Legislativo, e de três estudantes que representam os participantes uberlandenses.
O PJ Minas é promovido pela ALMG, por meio da Escola do Legislativo, em parceria com câmaras municipais e com apoio da PUC Minas. Nesta 21ª edição, participam 157 municípios, distribuídos em 19 polos regionais, sendo 30 cidades estreantes no programa.
Para o presidente da Câmara Municipal de Uberlândia, vereador Zezinho Mendonça (PP), a iniciativa é um espaço fundamental de diálogo e protagonismo juvenil.
“O Parlamento Jovem permite que os jovens uberlandenses e mineiros se debrucem sobre políticas públicas que os afetam diretamente. É a cidadania ativa em prática, repercutindo a criatividade da juventude e seu comprometimento com as questões coletivas”, afirmou.
Texto: Jornalista Ademir Reis
RP MG04854 JP - Dir. Comunicação
Câmara Municipal de Uberlândia