A Câmara Municipal de Uberlândia realizou, na noite do dia 14 de março, sessão solene em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Este ano, foram homenageadas mulheres que se destacaram na vida profissional, pública e social.
O presidente da Casa, Hélio Ferraz - Baiano, disse que a data é importante como momento de reflexão das lutas das mulheres. "Os momentos mais emocionantes dos trabalhos legislativos são aqueles em prestamos homenagens a pessoas que fazem a diferença na sociedade. As nossas homenageadas são exemplos da mulher contemporânea, determinadas, atuantes, que vão atrás de seus direitos. O diploma conferido pela Câmara é uma forma de reconhecer histórias de vidas marcadas pelos enfrentamentos que as mulheres fazem, no dia a dia, para manter a família, o trabalho, os estudos", afirmou.
Baiano destacou ainda que as conquistas femininas avançaram muito nos últimos anos. No entanto, ainda persistem desigualdades, especialmente no mundo do trabalho, e a violência contra a mulher. "A presença da mulher no mercado de trabalho é forte. Praticamente 50% da população economicamente ativa é formada por mulheres. Elas também têm maior nível de escolaridade. Porém, ainda ganham menos que os homens e têm menos oportunidades para ocupar cargos de chefia. Cabe ao poder pública e a sociedade de modo geral promover as mudanças necessárias para assegurar a igualdade de direitos, além de combater a violência contra as mulheres", disse.
O 1º vice-presidente da Câmara, Vilmar Resende, também enalteceu o desempenho das mulheres. "O Brasil elegeu uma mulher para a presidência. A Petrobrás, hoje, tem uma mulher no comando. A força da mulher está vencendo as barreiras culturais e sociais e ocupando mais espaço na sociedade".
Fonte: Departamento de Comunicação CMU