A Câmara Municipal de Uberlândia, através da Escola do Legislativo e de sua Coordenadoria do Parlamento Jovem, sediou no dia 11 de fevereiro a primeira reunião do Polo Triângulo do Parlamento Jovem Minas Gerais em 2026, no salão nobre João Pedro Gustin, na sede do Legislativo. A coordenação do Polo Triângulo, na 6ª edição, será exercida pelas Câmaras Municipais de Nova Ponte e Campo Florido e a escolha de Uberlândia para sediar a reunião geral , além de regimentalmente prevista por ser o município veterano mais próximo geograficamente dos demais, devido à infraestrutura oferecida em termos de logística e rede de transportes.
O Parlamento Jovem da Câmara de Uberlândia tem como diretora Rita Virgínia Gonçalves (Escola do Legislativo) e como coordenadoras Kênia Luiza de Rezende e Thaiz Pereira Silva. A coordenação local informou que o tema deste ano do Parlamento Jovem é: “Inclusão da Pessoa com Deficiência e Neurodivergentes”; e participam do Polo Triângulo os municípios de Araxá, Campo Florido, Conceição das Alagoas, Indianópolis, Limeira do Oeste, Nova Ponte, Perdizes, Planura, Prata, Santa Vitória, Tupaciguara, Uberaba e Uberlândia; sendo que da reunião geral, além de vereadores de Uberlândia, Além do presidente do Legislativo de Uberlândia, Zezinho Mendonça (PP) e vereadores, participaram também vereadores de Araxá, Indianópolis, Limeira do Oeste, Nova Ponte, Planura e Prata.
A reunião geral serviu para elaborar o Regulamento do Polo que foi submetido à discussão e aprovação de todos os municípios participantes. Cada município tem autonomia para realizar, ou não, os Grupos de Trabalho, no entanto todos devem realizar sua Plenária Municipal desde que tenham condições, na medida do possível, de reproduzir as dinâmicas a serem realizadas pelo Polo, conforme prevê o Regulamento.
As atividades do Polo Regional incluem reunião de coordenadores municipais para discussão e aprovação do regimento e aprovação do cronograma, organização das plenárias municipais e organização da visita técnica, reunião com presidentes de Câmaras, visita técnica da Coordenação Estadual, organização dos Grupos de Trabalho Regional e da Plenária Regional. O agendamento das atividades do Polo ocorrerá, sempre que possível, dentro da primeira reunião de coordenadores municipais realizada no Encontro de Coordenadores promovido pela Coordenação Regional; as demais atividades seguirão o cronograma construído e aprovado pelo Polo Regional.
Eithel Lobianco Junior
Jornalista CMU -8186
Seção de Jornalismo