A Câmara Municipal de Uberlândia montou quiosque na edição 2019 Uberlândia Viva, um projeto da prefeitura municipal que ocorreu no bairro Morada Nova, na manhã do último domingo (24).
Secretarias e autarquias da prefeitura municipal montaram stands de atendimento, até mesmo a secretaria de Educação, onde professoras aproveitaram a oportunidade para transformar em um momento de lazer e diversão para as crianças. Muitos rostinhos, braços e mãozinhas foram pintadas no local com o consentimento dos pais.
A distribuição de mudas foi um diferencial. Tinha romã, amora e goiaba vermelha oferecidas pelo Horto Municipal e plantas outras medicinais ofertadas pela Secretaria de Saúde, que fazem parte do tratamento da medicina complementar e também de um projeto de arborização. O encanador Paulo Santos é morador do bairro Jardim Europa, mas veio buscar uma muda de romã para plantar na chácara onde mora. O benefício para ele foi o financeiro. “Evitou de eu comprar, né? Já ajudou”, disse.
No atendimento à saúde, moradores aguardavam para medir pressão, vacinar contra febre amarela, hepatite b, tomar tríplice viral, rotavírus, pneumo 10, dentre outras, ou ainda para agendar consulta oftalmológica. Foi o caso da dona de casa, Adriana Santos, que aguarda há um ano um exame especializado das vistas. “Meu problema é na visão, porque eu não estou enxergando direito”, contou afirmando que não conseguiu uma consulta no período de espera e reclamou da falta de atenção e atendimento no posto de saúde da região.
De acordo com a médica Soraia Guimarães, o atendimento foi de acuidade visual para os pacientes que estão na lista de espera e a realização de mutirão de consultas para essas pessoas. Elas serão atendidas no próximo dia 10 de março, no Centro Oftalmológico e nos dias 09 e 16 de março no ISO e na Oftalmoclínica. Também teve a divulgação do projeto Bolsa Maternidade que distribui kit para recém-nascidos e orientações sobre a saúde do idoso.
A secretaria de Desenvolvimento Social também fez um atendimento especializado para as mulheres, divulgando informações sobre a Lei Maria da Penha e os tipos de violência sofridos pela mulher. Foi ofertado atendimento de beleza e orientações preventivas contra as doenças sexualmente transmissíveis.
O vereador Wilson Pinheiro salientou que o bairro Morada Nova foi a região que mais cresceu na cidade e por isso é necessário a vinda de mais serviços para atender a população. “Os problemas são graves para todos os lados, a dificuldade de recursos que não são repassados, mas essa região teve um crescimento exponencial de habitantes, então tem que vim agora. Essa semana foi entregue órgão público aqui, nós aprovamos o financiamento para duplicar os acessos aqui, está com um problema gravíssimo aqui, então com o tempo nós vamos melhorando”, explicou.
Doca Mastroiano lembrou que o local precisa de asfalto. “Aqui, quando se lançou era setor chácaras, então os prefeitos que vieram por aí colocaram ônibus, colocaram energia elétrica e agora com a nova regularização, que o Morada Nova veio se tornar questão de cidade, de bairro também, eu acho que vai vir muita melhoria. O Odelmo já lançou na fala dele, já mandou projeto para duplicação da Alda Leão Borges, então isso eu tenho certeza que vai melhorar e muito (para) a população daqui ... Eu acredito que ainda neste mandato Odelmo dá uma luz para asfaltar esse bairro”, argumentou.
As obras que devem atender a região foram elencadas pelo prefeito Odelmo Leão. “Quando você fala no trevo do Topas é obra que vai atender para quem vem para essa região, quando você fala na Judeia, canalizar e tirar aquela água que empossa ali e duplicar a Aldo Leão Borges, são todos investimentos dirigidos à esta população de toda essa região. Por exemplo, o Terminal Central que vai ficar na Aldo Leão Borges também, nós devemos anunciar no meio do ano, também é benefício para toda a região. Então nós temos que trabalhar, apesar da crise, das dificuldades, nós estamos trabalhando para que realmente nós possamos fazer o melhor”, detalhou o prefeito. Sobre o atendimento no Uberlândia Viva, Odelmo Leão disse que os serviços realizados por cada secretaria são direcionados às pessoas que não têm oportunidade de ir ao Centro Administrativo.
Para o presidente da Câmara, vereador Hélio Ferraz, a Câmara estará à serviço da população. “Nós estamos agora com as comissões mais presentes com a população, nós estamos com as sessões itinerantes. Segundo Milton Nascimento: Nós temos que ir aonde o povo estar”, destacou.
Fonte: Departamento de Comunicação CMU (Emiliza Didier)