O presidente da Câmara municipal, vereador Zezinho Mendonça (PP) realizou no dia 23 de maio reunião no gabinete da Presidência do Legislativo com o gestor de negócios da empresa de construção e comercialização de imóveis, Ale/Tenda, Mateus Carvalho e os empresários Lincoln Nolasco e Roger Dantas para discutirem a promoção de uma parceria público-privada para construção de moradias com fins sociais no município juntamente com a Prefeitura Municipal através de seu programa para moradias populares.
A empresa Tenda, informou Mateus Carvalho, já atendeu mais de 180 mil famílias desde quando foi fundada em Belo Horizonte em 1969, tendo hoje seu capital aberto na Bolsa de Valores. A empresa Ale, subsidiária da Tenda, foi inaugurada em 2020 com a instalação de sua fábrica de casas em Jaguariúna (SP) com capacidade de produzir uma casa a cada 36 minutos através de procedimentos industrializados e tecnologia internacional. A Tenda é a segunda maior do setor na América Latina e a Ale a maior com um capital de R$1,5bilhões, sendo que 8% deste é de sócio norte-americano.
A parceria busca, segundo Mateus Carvalho, enfrentar os desafios do déficit de moradias, desigualdade social e regularização fundiária com entrega de casas 100% acabadas, de 43 a 44 metros quadrados com possibilidades de expansão realizadas pela própria empresa. O empresário Roger Dantas disse que estão prontos para construção de mil a duas mil casas em Uberlândia e que aguardam apenas a finalização das negociações com a Prefeitura e aprovação dos projetos técnicos; sendo o prazo de entrega de 12 meses para mil unidades divididas em 5 condomínios. O empresário Lincoln Nolasco, proprietário da área no Setor Leste da cidade disse também que o número pode chegar a 2 mil casas em Uberlândia.
O presidente do Legislativo, vereador Zezinho Mendonça, disse esperar que seja efetivada o mais rápido possível a parceria e aprovação do projeto pela Prefeitura, sendo que a Câmara Municipal atua como elemento aglutinador e negociador entre os interesses público e privado para que a população seja beneficiada a partir da aprovação da parceria. Zezinho Mendonça também sugeriu que a empresa Tenda /Ale instalasse uma unidade em Uberlândia devido a sua posição central no Brasil e proximidade com o mercado consumidor regional e nacional que tanto carece de resolver o problema do déficit habitacional.
Eithel Lobianco Junior
Jornalista CMU – 8186
Seção de Jornalismo