A partir das 19h da noite desta segunda-feira, dia 15, a Câmara Municipal de Uberlândia estará realizando sessão solene comemorativa ao Dia do Professor, sob a presidência do vereador Alexandre Nogueira (PSD).
Cada um dos 27 vereadores de Uberlândia indicaram o nome de um Educador para ser homenageado durante a solenidade e que receberão a “Comenda Profª Sebastiana Silveira Pinto”, criada no ano passado por iniciativa da vereadora Michele Bretas (Avante).
A história
No dia 15 de outubro de 1827, Dom Pedro I, Imperador do Brasil, decretou uma Lei Imperial responsável pela criação do Ensino Elementar no Brasil (do qual chamou “Escola de Primeiras Letras”), e através deste decreto todas as cidades deveriam ter suas escolas de primeiro grau.
O decreto também continha o salário dos professores, as matérias básicas e até como os professores deveriam ser contratados. A comemoração começou em São Paulo, onde quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para comemorar esta data, e também traçar novos rumos para o próximo ano.
A homenageada
A professora Sebastiana Silveira Pinto, nascida em 19 de setembro de 1943. Era filha de Argemiro José Silveira e Maria do Espírito Santo, foi casada com José Cintra Pinto desde dezembro de 1965 e teve três filhos: Mário José Silveira Pinto, Cláudio César Silveira Pinto, Adriana Beatriz Silveira Pinto e quatro netos: Adriel Rodrigues de Faria Pinto, Otávio Pessoa, Camila Pessoa Pinto e Natália Pessoa Pinto.
Exerceu as seguintes atividades educativas: · Professora alfabetizadora – 1ª e 2ª série; · Vice-diretora da Escola Estadual Professora Alice Paes; diretora da Escola Estadual Honório Guimarães por 18 anos; Inspetora Escolar; atuante na associação de diretores das escolas oficiais de Uberlândia, como secretária e presidente no biênio 90/91; professora no 3° grau na Faculdade de Educação Ciências e Letras (FIT); coordenadora pedagógica na FIT, hoje UNITRI; professora substituta no curso de letras da UFU e integrante da equipe de correção de vestibular nas provas de Português, Literatura e redação na UFU.
Na secretaria Municipal der Educação, a professora Sebastiana Silveira Pinto participou da organização dos primeiros concursos públicos; ministrou cursos e palestras sobre qualidade na escola, educação de qualidade, avaliação da aprendizagem e outros; participou com sugestões na equipe que trabalhou no Plano Diretor de Uberlândia; atuou como Assessora Administrativa, Secretária Municipal de Educação de Uberlândia de (03/07/96 a 31/12/96) e assessora especial até o dia 16/03/98, data que se acidentou, vindo a falecer no dia 23/03/1998.
O Município a homenageou dando seu nome à Escola Municipal do Bairro Laranjeiras.