O 2º vice-presidente da Câmara Municipal de Uberlândia, vereador Ronaldo Alves (PSC), e os integrantes da bancada da situação participaram na sala de reuniões do Centro Administrativo na tarde desta terça-feira (24) com o prefeito Odelmo Leão e secretarias municipais de Cultura e Obras, da assinatura da ordem de serviço para restauro da Casa da Cultura.
A iniciativa tem como intuito preservar de forma adequada o local. O prédio passará por restauro no piso, portas e janelas, que estão desgastados em virtude da trepidação ocasionada pelo alto fluxo de veículos na região. Já os equipamentos deteriorados também serão substituídos. Os trabalhos deverão iniciar na próxima segunda-feira (30) e serão destinados mais de R$ 100 mil para a execução da obra.
Casa da Cultura
A Casa da Cultura foi construída entre 1922 e 1924, por Américo Zardo, um dos primeiros italianos radicados na cidade. A planta foi copiada de uma mansão paulistana para ser a residência do Coronel Eduardo Marquez (intendente municipal entre os anos de 1923 a 1926).
Em 1983, com a criação da Secretaria Municipal de Cultura, o imóvel foi doado à Prefeitura de Uberlândia. O prédio foi tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal em 1985, por iniciativa e um incansável trabalho da então vereadora Olga Helena da Costa (1983-1988), que também esteve presente no evento. Depois de mais de dez anos fechado, o prédio da Casa da Cultura foi devolvido à população em 2007, durante a primeira gestão do prefeito Odelmo Leão.
Fonte: Departamento de Comunicação CMU (Leonardo Pereira) com informações da Prefeitura de Uberlândia