A Câmara de Uberlândia abriu espaço na Praça Jacy de Assis, na tarde desta quarta-feira (26), para realização do evento “Dia da Saúde”, promovido pelo vereador Professor Conrado Augusto (MDB), em parceria com o presidente da Casa, vereador Zezinho Mendonça (PP). A ação não faz parte de uma data comemorativa de calendário anual, mas visa contemplar os servidores, familiares e visitantes interessados em cuidar da saúde.
Até o momento, organizadores calculam mais de 100 pessoas que já passaram pela ação e a expectativa é de atender cerca de 250 pessoas até a manhã da próxima quinta, dia 27, quando então serão finalizadas as atividades.
O evento foi aberto às 12h e se estenderá até às 17h30. Entre os serviços ofertados está a imunização de várias doenças causadas por bactérias ou vírus e potentes em contaminação, como é o caso da Covid-19. Este trabalho está sendo realizado em conjunto com a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Uberlândia, por meio do ‘Vacimóvel’, estacionado em área externa, em frente ao Plenário da Câmara.
As imunizações contemplam a vacinação dupla adulto, (dT - dupla bacteriana adulto), que previne a difteria e o tétano acidental, a tríplice viral, a hepatite B, febre amarela e Covid-19. Segundo informações de funcionárias que atendem o ‘Vacimóvel’, já foram imunizadas 21 pessoas e a fila para a vacinação cresce à medida que a notícia chega aos servidores e chama atenção de transeuntes que passam pelo local. Primeiramente, cada pessoa interessada em se vacinar passa por uma triagem e conferência de informações de imunização contidas no sistema de saúde nacional para saber se as vacinações estão em dia ou não, sendo vedada uma nova vacinação contra qualquer doença para pessoas já imunizadas.
Outros serviços prestados nesta tarde chamam atenção pela funcionalidade e importância em termos de saúde que oferecem, como é o caso dos exames de aferimento de pressão dos olhos e limpeza de óculos oferecidos pelo Instituto Iso Olhos. Entre outros tipos de exames, estão o teste de glicemia e a tipagem sanguínea.
Abordagens e orientações também foram priorizadas para o atendimento ao público nesta tarde, como as orientações quanto aos primeiros socorros, a exemplo da manobra Heimlich, que geralmente salvam pessoas do engasgo, e quanto à saúde da mulher. Os organizadores do evento acreditam, por exemplo, que as orientações acerca dos primeiros socorros são muito importantes, uma vez que as pessoas com as vias aéreas interrompidas não conseguem ficar muito tempo sem respirar e a ajuda de pessoas próximas pode ser decisiva até o socorro chegar, via Siate.
Todo esse trabalho tem sido realizado ainda em parceria com instituições de ensino, que disponibilizaram, ao todo, cerca de 25 voluntários entre professores e graduandos das áreas de enfermagem, nutrição e biomedicina para atender o público. Fortalece ainda essa ação, voluntários da Escola Técnica de Saúde (Estes – UFU).
Desde o início da ação, os servidores dos gabinetes têm comparecido à Praça Jacy de Assis para atendimento em forma de revezamento, respeitando o movimento e fluxo no local.
Fonte: Departamento de Comunicação (Emiliza Didier)