Vereadores, empresários, forças militares, prefeitura, representantes de imobiliárias e sociedade civil, se reuniram na manhã desta sexta-feira, 29, na sala de reuniões Dr. João Pedro Gustin, na Câmara Municipal de Uberlândia, para tratarem sobre a epidemia de dengue que vive o município.
De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, são mais de 17.800 casos suspeitos da doença. A convocação foi feita pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Hélio Ferraz – Baiano. “A população perdeu o medo da dengue. O vírus é mutante, e com isso, hoje são quatro tipos de vírus. Chegou à hora de unirmos forças contra o mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chicungunha, para isso precisamos da colaboração maciça da população, grande prejudicada”, disse ele.
O coordenador do Programa de Combate ao Aedes do Centro de Controle da Zoonose (CCZ), Jose Roberto Arruda, reforçou a importante da contribuição da população na eliminação de focos do mosquito. “Apenas os agentes do município não conseguem fazer todo o controle, a população também é responsável. Outra questão importante é que os moradores ao perceberem a passagem do carro do fumacê, devem abrir portas e janelas, para que os agentes químicos possam entrar nas residências e combaterem os mosquitos”.
O mosquito consegue alcançar um raio de 400 metros, a recomendação do Controle de Zoonose é que a população seja agente multiplicador no combate, que conversem com vizinhos, amigos e familiares.
Lembrando que não existe tratamento específico contra o vírus da dengue, indica-se apenas medicamentos para os sintomas da doença. É importante apenas tomar muito líquido para evitar a desidratação.
Fonte: Departamento de Comunicação CMU