Cerca de 110 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental 1 do Colégio Gabarito visitaram a Câmara de Uberlândia nos turnos da manhã e da tarde desta sexta-feira (09) com o propósito de conhecer o órgão e vivenciarem, na prática, o funcionamento do Poder Legislativo Municipal. Para os estudantes, a visita serviu como uma atividade de extensão do ‘Projeto Cultura e Cidadania’ que o colégio desenvolve para promover o entendimento e a cultura política e cidadã dos escolares.
Os estudantes foram atendidos por meio do programa ‘Visita Assistida’, da Escola do Legislativo, que atende a pedidos de escolas públicas e particulares para atividades externas no Poder Legislativo. A visita foi supervisionada pelas coordenadoras da Escola do Legislativo, Thaíz Pereira e Bárbara Lima, que têm o trabalho de dar suporte e orientar o público visitante, assim como orientar os espaços a serem visitados, como o Plenário da Câmara, onde ocorrem as sessões legislativas com a presença dos vereadores, a Praça Jacy de Assis, localizada no interior do prédio da Câmara e local de acesso à sociedade e à comunidade externa, os gabinetes dos vereadores e a galeria de fotos antigas e atual dos vereadores e dos presidentes da Casa. É a equipe da Escola do Legislativo que orienta e também prepara os alunos para a foto oficial da visita.
Segundo a professora de História do Colégio Gabarito, Carla Kalil Mota, o intuito da visita foi o de trazer os alunos à sede da Câmara de Uberlândia para proporcionar a eles uma experiência prática sobre o funcionamento do Poder Legislativo e um esclarecimento sobre a função do vereador. “O objetivo (com a visita) é o de entender o papel do cidadão na sociedade e o exercício da cidadania através do voto”, explicou.
Projeto Cultura e Cidadania
O Colégio Gabarito desenvolve, em suas dependências internas, o ‘Projeto Cultura e Cidadania’ com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental 1. Os estudantes, atualmente divididos em cinco turmas e com idade entre nove e 10 anos, participam de toda uma programação que simula a vida cidadã adulta, em especial, o processo do voto para escolha de seus representantes.
Na parte teórica, segundo a professora de História, Carla Kalil Mota, eles aprendem sobre os três poderes e suas atribuições – os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário – e também sobre o processo de transformação política no mundo desde a Revolução Francesa, com a luta e o direito ao voto, em especial o movimento de sufrágio liderado pelas mulheres que exigiam o direito feminino de votar.
Na parte prática, o colégio possui uma estrutura de mini cidade, o ‘Gaba City’, pelo qual os alunos simulam a vida cidadã. A estrutura oferece estabelecimentos e órgãos como lojas, bancos, hospital e sede da prefeitura que precisam ser administrados. Por causa disso, o Colégio, por meio do projeto, realiza a eleição anual pela qual os alunos do 5º ano podem se candidatar aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores a serem os responsáveis pela administração da pequena cidade durante todo o ano.
A eleição deste ano acontecerá na próxima semana e, por isso, a escola já forneceu os “títulos de eleitor” a cada estudante, também já preparou as cabines de votação e já tem distribuído cartazes de propaganda política com fotos dos alunos candidatos aos cargos e divulgado o dia da eleição. O colégio ainda recebeu um representante do Tribunal Regional Eleitoral (TER-Minas) na semana passada para instruir os pequenos alunos sobre o processo eleitoral brasileiro e a evolução das urnas durante os anos.
Além da professora de História, Carla Kalil Mota, os alunos foram acompanhados pelas professoras Thauana Oabi, Priscila Cesário, e pela representante da coordenação pedagógica, Maísa Freitas, além de uma monitora de acompanhamento.
Fonte: Departamento de Comunicação (Emiliza Didier)