Alunos da quarta série do ensino fundamental da Escola Municipal Otávio Batista visitaram as dependências da Câmara Municipal de Uberlândia na tarde desta terça-feira (03). Eles vieram acompanhados dos professores e responsáveis pela escola numa atividade de extensão que há dois meses teve início na sala sobre o funcionamento dos três poderes, Legislativo, Executivo e Judiciário.
Segundo a supervisora pedagógica, Sandra de Souza, o assunto tem sido abordado em sala de aula e além das aulas teóricas, os alunos têm feito uso do laboratório de informática para pesquisar e agregar mais conhecimento ao tema em estudo. Inclusive, como contou Souza, foi através da internet que os alunos assistiram a vídeos no Youtoube da TV Câmara Uberlândia e manifestaram a vontade de vir ao parlamento conhecer o lugar onde os vereadores trabalham e onde as leis do município são elaboradas. A supervisora atribui essa iniciativa dos alunos ao cunho pedagógico trabalhado na escola que é a criticidade. “Os alunos são bem questionadores, gostam de perguntar”, informou Souza.
A visita foi motivo de muita animação para os alunos, as atividades de extensão proporcionam outros espaços que podem ser explorados, por meio dos quais os alunos se mostram mais à vontade para exibir seus desenvolvimentos, desenvolturas e liberdade em manifestar satisfação nas descobertas.
“A Câmara é do povo e a gente não a ocupa como deve. Fica pensando que é um espaço proibido, e não é”, opinou Souza.
No plenário um grupo de alunos compôs a mesa diretora, ocupando os lugares do presidente, vice, secretários e ordenador de despesa. Outros tomaram assento nas cadeiras dos demais vereadores e todos juntos, em posição de respeito, cantaram o hino nacional.
Após esse momento, eles se assentaram e ouviram do vereador Ricardo Santos explicações sobre o regimento da Câmara, as funções dos vereadores, o andamento dos projetos na Casa, o trabalho das comissões e a preparação dos projetos para votação. O vereador explicou também sobre a eleição dos vereadores e da presidência da Câmara e respondeu dúvidas dos alunos.
Fonte: Departamento de Comunicação CMU (Emiliza Didier)