Vereadores da Câmara Municipal de Uberlândia retornam às Sessões Legislativas Ordinárias na próxima segunda-feira, dia 05 de novembro, em mês de muitos feriados, duas grandiosas sessões solenes e na última sessão do mês, prevista para o dia 19, segunda-feira, a eleição da nova Mesa Diretora para o biênio 2019-2020.
Segundo o prefeito Odelmo Leão (PP), dezenas de importantes projetos do Executivo serão encaminhados ainda na primeira semana do mês de novembro, o que aumentará ainda mais o trabalho dos senhores vereadores e das comissões que analisarão esses projetos antes dos mesmos serem considerados objetos de deliberação e chegarem ao plenário para discussão e votação.
Comendas
Neste mês de novembro a Câmara Municipal de Uberlândia promoverá a realização de duas importantes sessões solenes, com outorga de diplomas e medalhas. No dia 21 (quarta-feira) e no dia 26 (segunda-feira), sempre às 19h, serão concedidas as comendas Zumbi dos Palmares e Grande Otelo, respectivamente.
A “Comenda Zumbi dos Palmares” (21) é para homenagear pessoas físicas e jurídicas que promovam a cultura negra, inclusão social e combate ao racismo. Cada vereador indica um homenageado
A “Comenda Grande Otelo” (26) é concedida pela Câmara a personalidades, grupos ou projetos de matizes culturais da região. Na homenagem a Grande Otelo, o prefeito Odelmo Leão, como Chefe do Poder Executivo, conforme determina a Lei que criou a honraria, indica também um nome para ser homenageados.
Nova Mesa
A eleição dos integrantes da Mesa Diretora para o segundo biênio da legislatura e realizada na última sessão ordinária do mês de novembro (em 2018, dia 19), às dez horas, com a posse na mesma data da última sessão ordinária de dezembro (em 2018 no dia 14/12), às vinte horas.
Segundo o regimento interno, a eleição da Mesa Diretora da Câmara far-se-á por processo de votação nominal, conduzido pelo Presidente Alexandre Nogueira (PSD), observadas as seguintes exigências e formalidades:
a) Registro de inscrição por chapa completa junto a Mesa, até trinta minutos antes do início do processo de votação;
b) Chamada dos vereadores, para comprovação da maioria absoluta dos membros da Câmara;
c) designação, pelo Presidente, de 02 (dois) Vereadores para funcionarem como escrutinadores;
d) chamada para a votação;
A composição da Mesa atenderá, tanto quanto possível, a participação proporcional dos Partidos Políticos ou Blocos Parlamentares representados na Câmara. Em caso de empate no processo de votação, será considerada vitoriosa a chapa completa que contiver candidatos com maior numero de mandatos.