A Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais participou da 5ª reunião ordinária da Câmara Municipal, realizada no dia 08 de fevereiro em horário regimental, para promover e divulgar o lançamento do Mutirão das Famílias 2023. O defensor público Fernando Orlan informou que durante o Mutirão serão feitos gratuitamente, com vagas limitadas, audiências para regulamentação de guarda de filhos ou visitas, reconhecimento ou dissolução de casamentos e união estável, cobrança de pensão atrasada, divórcios de forma a pacificar relacionamentos anteriores e regularização da atual situação conjugal.
As inscrições para participar do Mutirão das Famílias são presenciais, informou Fernando Orlan, e acontecem na sede da Defensoria Pública em Uberlândia de segunda-feira a sexta-feira, das 9:00h às 12:00h na avenida Fernando Vilela, 1313 – Bairro Martins e, que o Mutirão das Famílias acontece simultaneamente em 51 unidades da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais. Fernando Orlan agradeceu ao presidente do Legislativo, vereador Zezinho Mendonça (PP) pelo tempo e espaço cedidos e pediu que vereadores e assessores parlamentares contribuam com a divulgação do Mutirão das Famílias juntos às suas bases eleitoriais.
O defensor público Clayton Rodrigues agradeceu ao Legislativo pela participação da Câmara Municipal todos os anos no lançamento e divulgação do Mutirão das Famílias e, que a Defensoria Pública é um órgão de Estado e não tem vinculações com governos ou partidos políticos e que o Mutirão deve ser realizado em todo o Brasil. O defensor público Evaldo Gonçalves agradeceu também ao Poder Legislativo pela participação no Mutirão das Famílias desde 1998, uma corrente de ações para trazer dignidade e cidadania aos moradores.
Evaldo Gonçalves ressaltou o fato da sede da Defensoria Pública em Uberlândia estar a 10 km do complexo que sedia o Judiciário local e, conclamou os vereadores a atuarem junto ao Executivo para agilizar a construção da sede da Defensoria Pública no complexo judiciário, junto ao Fórum e Ministério Público, para que facilite o atendimento da população na solução de problemas jurídicos que são demandados.
Departamento de comunicação (Eithel Lobianco Junior)