A Câmara Municipal recebeu durante a primeira reunião ordinária do mês de outubro defensores públicos de Minas Gerais para o lançamento do 9º Mutirão do Direito a Ter Pai 2021. As inscrições podem ser realizadas até o dia 22 de outubro na 55 unidades participantes de Minas Gerais, devendo realizar o agendamento online através dos endereços eletrônicos (hattp://WWW.dpmgudi.com.br/cadastro/atendimento_mensal_internet/cadastro_púlbico.php) ou ainda (WWW.defensoria.mg.def.br) e podem ainda entrar em contato através do e-mail: (faleconoscoudi@defendoria.mg.def.br) ou pelos telefones: (34) 3235-0799; 3236-8606 e 3255-5310. A Defensoria Pública em Uberlândia está localizada na Av. Fernando Vilela 1313 – bairro Martins.
A convite do vereador Antônio Carrijo (PSDB) os defensores públicos ocuparam a tribuna do Legislativo para informarem sobre o Mutirão do Direito a Ter Pai 2021, sendo que o primeiro a fazer uso da palavra foi o coordenador da Defensoria Pública de Minas Gerais em Uberlândia, defensor público Clayton Rodrigues, que ressaltou a importância do projeto ser lançado na Casa do Povo porque o projeto nasceu com DNA da Câmara Municipal que aprovou as primeiras verbas para os exames de DNA que hoje têm os recursos da Prefeitura Municipal repassados pela Icasu ( Instituição Cristã de Assistência de Uberlândia) em parceria com Secretaria Municipal de Assistência Social. Clayton Rodrigues também pediu apoio ao Legislativo para construção da sede própria.
O defensor público Fernando Orlan Pires Resende ocupou a tribuna agradecendo as homenagens do Legislativo aos defensores públicos e à Defensoria e informou que em Uberlândia cerca de 80 crianças são registradas mensalmente sem o nome do pai na Certidão de Nascimento e que o Mutirão serve para chamar a atenção para o fato que causa traumas psicológicos e sociais . Segundo Fernando Resende o direito da criança deve ser preservado e por isso os exames de DNA gratuitos são realizados durante todo o ano e que as mães devem procurar a Defensoria Pública via internet nos endereços antes citados.
A defensora pública Bárbara Machado agradeceu ao Legislativo pela oportunidade de poder agradecer o apoio, principalmente neste momento delicado de pandemia. Bárbara Machado ressaltou a importância da Defensoria Pública para toda sociedade e das parcerias com a Câmara Municipal, Icasu e Prefeitura Municipal porque é a Defensoria Pública quem ajuda os carentes e vulneráveis econômica e socialmente. Pediu ela também apoio aos projeto da Defensoria Pública no combate à violência contra as mulheres e parabenizou às vereadoras eleitas, maior número na história da Câmara, que dão uma nova cara ao Legislativo Municipal.
Departamento de Comunicação (Eithel Lobianco Junior)