A Defensoria Pública de Minas Gerais participou da 3ª reunião do mês de março, realizada no dia 12, para informar ao Poder Legislativo a promoção do “Mutirão das Famílias” em 2025, que ocorrerá entre os dias 24 e 28 de março com a realização de mais de 200 audiências de pacificação e conciliação, como informou o defensor público Fernando Orlan Pires Resende. Segundo Fernando Orlan a Defensoria Pública na faz julgamentos mas busca fortalecer o núcleo familiar através da pacificação e conciliação.
A importância do trabalho conjunto realizado entre a Defensoria Pública e a Câmara Municipal, desde o primeiro Mutirão, foi ressaltada pela defensora pública Bárbara Machado que pediu união de esforços em favor do cidadão carente. Bárbara Machado registrou o aumento da violência doméstica em Uberlândia, que é uma das cidade onde mais ocorre feminicídios no Brasil e que isso impacta todas as famílias e é preciso atuações para mudança dessa realidade.
O coordenador regional da Defensoria Pública em Uberlândia, defensor público Evaldo Gonçalves da Cunha ocupou a tribuna afirmando ser o dia muito feliz para a Câmara Municipal com a Casa cheia de jovens que vieram conhecer o Poder Legislativo (alunos do Colégio Gabarito) e manifestou pesar pelo falecimento do ex-deputado e ministro da Agricultura,Toninho Andrade, que foi o pai da Lei Orgânica da Defensoria Pública e, também prestou homenagem à cerimonialista da Câmara Municipal, Cleonice Maria (Cleo) que aposenta nesta semana e pediu sua presença na sede da Defensoria Pública no dia 24 para que lá receba as homenagens oficiais por tantos anos atuando junto com eles.
O coordenador, Evaldo Gonçalves, informou aos vereadores que com a construção de novas moradias na cidade pelo programa “Minha Casa, Minha Vida” o volume de serviços da Defensoria Pública irá quadruplicar porque a cidade é acolhedora e recebe milhares de migrantes que deixaram suas famílias nos locais de origem e aqui formaram novas famílias que precisam ser ter resolvidas suas situações jurídicas para que possam se inscrever para o programa de casa própria. Evaldo Gonçalves encerrou convidando todos vereadores para estarem presentes na sede da Defensoria Pública na Avenida Fernando Vilela, 1313 – Bairro Martins - telefone: (34) 3235-0799.
Departamento de Comunicação (Eithel Lobianco Junior - Jornalista CMU - 8186)