A Câmara Municipal, durante a primeira reunião ordinária do mês de outubro, comemorou o Dia Internacional do Idoso, 01 de outubro, promovendo várias atividades; entre elas uma mostra de artesanato realizada na praça Jacy de Assis na sede do Legislativo e, no plenário, apresentação do Coral da UNAI–UFU e entrega de homenagens a pessoas e entidades que buscam garantir um envelhecimento com qualidade de vida e dignidade.
O Programa UNAI-UFU (Universidade Amiga do Idoso da Universidade Federal de Uberlândia) é uma ação da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e Faculdade de Medicina da UFU e visa oferecer programa de atividade física, saúde e qualidade de vida para a terceira idade e tem como coordenadora a médica doutora Karina do Vale Marques, professora da Faculdade de Medicina da UFU.
A Companhia de Dança Transmitindo Vida, coordenada pela professora Jacqueline Batista, realizou apresentação de número de dança do ventre com grupo integrado por mulheres idosas. A dança sendo utilizada como elemento de promoção da auto-estima e da saúde física, mental e convívio social. O Núcleo de Atividade Social da Cultura Escrava - NASCE, coordenado pelo contra mestre Val, apresentou número de Capoeira com grupo formado por pessoas da terceira idade.
Participou também das comemorações o Projeto Janelas da Arte – “Mãos Solidárias”, que oferece atividades de artesanato para idosos com idade igual ou superior a 60 anos, com objetivo de promover a saúde física, emocional e social para a terceira idade. O Projeto “Mãos Solidárias” conta com o apoio do vereador Felipe Felps (PSB) e os interessados podem procurar a sede da entidade na avenida Nicomedes Alves dos Santos, 15 – Centro ou ligar para (34)99660-7619 – Geise ou (34)99112-3228 – Fátima.
O Dia Internacional do Idoso tem como principal objetivo a conscientização da sociedade sobre as necessidades das pessoas idosas e alertar aos cidadãos e governantes sobre os papéis que devem desempenhar na promoção do respeito e auxílio aos idosos, bem como a adoção de políticas públicas e estratégias para todos os setores da sociedade visando a garantia de um envelhecimento saudável e digno.
Fonte: Departamento de Comunicação CMU (Eithel Lobianco Junior)