Acontece na Praça Jacy de Assis, da Câmara Municipal de Uberlândia, entre os dias 5 e 9 de fevereiro, de 8h às 17h, a exposição Manifesto Social e Artístico pelo Dia da Visibilidade Trans, 29 de janeiro. A data simbólica tem por objetivo lembrar a luta de travestis e transexuais pelo respeito à identidade de gênero, orientação sexual e direitos básicos.
O manifesto, em forma de exposição, tem por objetivo alertar a população e dar visibilidade para o aumento do número de crimes contra travestis, mulheres e homens trans. E abordar a transfobia, a violência doméstica e a exclusão social.
Os assassinatos em todo o país não param de crescer. Por isso, ações em prol desse grupo devem ser promovidas, visando não apenas a inclusão e o respeito, mas também assegurando direitos e oportunidades para que vivam com segurança e dignidade.
O Brasil, por exemplo, é o país onde são assassinados mais travestis e transexuais em todo o mundo. Vários casos nem chegam a ser registrados porque a identidade de gênero nem sempre é respeitada.
A realização do evento é de responsabilidade da vereadora Pâmela Volp (PP) com o apoio das Organizações Não Governamentais (ONGs) Triângulo Trans e Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra).
Fonte: Frederico Queiroz /CMU