O presidente da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito e dos congados de Uberlândia, Denilson Nascimento, a convite do vereador Ronaldo Tannus (PL), ocupou a tribuna no dia 04 de abril durante a primeira reunião ordinária para apresentar um relatório das atividades da Irmandade durante a pandemia de Covid-19. Denilson Nascimento informou que em Uberlândia há 24 grupos de congado; entre eles Catupés, Marujos Moçambiques e Marinheiros e que as comemorações são realizadas desde 1874 para preservar as tradições dos antepassados com fervor e fé.
Denilson Nascimento informou que desde 2015 a Irmandade mantém cursos de capacitação e formação profissional e que através de parcerias distribui bolsas de estudos para a comunidade pois considera que a educação é o elemento da superação e, que há também convênio firmado com a unidade de Uberlândia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais para o acesso ao ensino superior. Segundo ele ainda durante a pandemia houve uma preocupação social com a comunidade realizando campanhas de arrecadação de alimentos e materiais de higiene para distribuição aos necessitados porque a Irmandade não está preocupada apenas com a identidade cultural mas também com os problemas sociais.
A Festa do Congado acontece na cidade há mais de 100 anos, disse Denilson Nascimento e mantêm o compromisso com o legado dos antepassados e, que em outubro deste ano ocorrerão as festividades que foram impedidas pela pandemia, para grandeza da cidade, e para isso precisam do apoio dos vereadores para poderem cumprir com as propostas dos grupos de trabalho da Irmandade. O vereador Ronaldo Tannus encerrou a participação realizando a leitura da Carta do 1º Forum Mineiro de Reizados e Congados realizado no início do ano e contendo as reivindicações das entidades mineiras.
Departamento de Comunicação (Eithel Lobianco Junior)