A presidente da Infraero, Martha Seillier, juntamente com o secretário Nacional de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura, Ronei Saggioro Glanzmann, entregaram, na tarde da sexta-feira passada, dia 3, as obras de revitalização realizadas na pista de pousos e decolagens do Aeroporto de Uberlândia/Ten. Cel. Aviador César Bombonato. Foram R$ 7,14 milhões investidos para recapeamento total do pavimento, correção parcial da geometria, recuperação das condições funcionais da pista e a implantação de grooving.
O grooving, ou ranhura, amplia o coeficiente de atrito entre a pista e os pneus das aeronaves, além de permitir que a água escoe mais facilmente em períodos chuvosos, evitando a formação de poças e inibindo a aquaplanagem na pista. O principal fator responsável por essas reformas é o de proporcionar ainda mais segurança para os usuários do terminal uberlandense.
Para o superintendente do Aeroporto de Uberlândia, Gessilney da Paz Gomes, a conclusão da obra agrega ainda mais o conforto aos passageiros e companhias aéreas. “Com o aperfeiçoamento de nossa condição operacional, vamos oferecer um aeroporto ainda mais seguro, bem como atenuar a possibilidade de interdição de pista em caso de condições meteorológicas adversas, já que o escoamento da água também foi aprimorado”, ressalta.
Com capacidade para atender 2,4 milhões de passageiros ao ano, o Aeroporto de Uberlândia recebe, em média, 42 vôos diários por meio das quatro empresas aéreas: Azul, Gol, Latam e Passaredo, com rotas para Belo Horizonte, Brasília, Goiânia, São Paulo, Rio de Janeiro, além de Porto Seguro e Recife, nos finais de semana. Somente em 2018, passaram pelo aeroporto mais de 1 milhão de pessoas.
COMODIDADE
Desde outubro de 2018, os passageiros contam com uma sala de embarque mais ampla e confortável no terminal do Triângulo Mineiro. O local passou de 272 m² para 570 m², aumentando também a área de inspeção de passageiros. Com as melhorias, o aeroporto também ganhou em capacidade de fluxo de passageiros na área de embarque, passando de 300 para 600 usuários. O terminal também ganhou mais um portão de embarque, totalizando cinco unidades. Os investimentos para realizar essas melhorias somaram R$ 110 mil. Novas cadeiras, estilo longarina, também foram instaladas na sala, aumentando a disponibilidade de assentos em 66%.
Fonte: Departamento de Comunicação CMU