Uma dinâmica marcou o encontro dos alunos do Parlamento Jovem Minas 2018 que aconteceu na tarde desta quarta-feira (25) no Plenário Homero Santos, nas dependências da Câmara Municipal de Uberlândia. A intenção foi aproximar os jovens das três escolas públicas participantes para melhor desenvolver o programa.
Durante a apresentação, cada um deles opinou sobre os vários tipos de violência abordados pelo grupo de monitores, em referência ao tema central do PJ “Violência contra a mulher”, e expressaram sentimentos de aversão contra a prática.
Os participantes foram orientados a reunir informações até agora assimiladas, procurar identificar situações no que tange à vulnerabilidade da mulher em seus espaços de atuação e buscar formas eficazes de solucionar tais práticas.
O tempo agora é de discussão dos três subtemas do programa - Violência Doméstica, Violência nos espaços institucionais de Poder e Violência e assédio sexual – para auxiliar na elaboração das propostas. No encontro desta tarde, os alunos foram dividios em grupos. “O mais importante é compreender os subtemas para desenvolver o projeto juntos”, assinalou a monitora Samantta Oliveira. Outra monitora assegurou aos alunos que serão trazidos textos e artigos científicos para o auxílio na construção de propostas baseadas em fatos pesquisados e em estudo.
Os alunos voltam agora a se encontrar no próximo dia 09 de maio, dia em que receberão a visita de diretores do Parlamento Jovem da Assembleia Lelgislativa de Minas Gerais que visitarão as cidades mineiras participantes do programa para acompanhar os trabalhos e ações que estão sendo desenvolvidos com os jovens, compartilhar experiências exitosas de outras câmaras municipais, identificar possíveis falhas e propor melhorias.
Fonte: Departamento de Comunicação CMU (Emiliza Didier)