O gabinete da vereadora Janaína Guimarães (PL ) foi atendido, na tarde desta quarta-feira (12), para capacitação do curso “O papel do vereador” promovido pela Escola do Legislativo. Quase todos assessores da parlamentar estiveram presentes na programação e foram incentivados pela própria vereadora, que acompanhou a apresentação do conteúdo no Plenário da Câmara junto aos participantes.
A diretora da Escola, Rita Virgínia Gonçalves, e as coordenadoras Thaíz Pereira e Barbara Lima, ministraram o curso. Rita explicou que a Escola tem chamado cada gabinete dos novos vereadores para falar não somente sobre o papel do vereador, mas também acerca das atividades dos assessores. Segundo ela, o que parece “óbvio” nas abordagens do curso, é novo para quem nunca teve uma experiência profissional no Poder Legislativo.
Ela agradeceu a presença da vereadora Janaína Guimarães e a parlamentar, por sua vez, explicou o perfil da equipe que tem montado e a singularidade, no sentido de que, cada assessor, em seu gabinete, “tem a vontade de fazer algo (de mudança) na política”, se referindo a um aspecto positivo. Ela ainda acrescentou que sua equipe reúne “valores e princípios” em comum e que está ligada a algo que vai além da junção física entre eles.
O curso teve início com a abordagem sobre “qual seria o papel do vereador” e o público logo interagiu. As explicações seguiram sobre a diferença entre os poderes, acerca da descentralização do poder nas esferas municipal, estadual e federal e acerca das atribuições maiores do vereador, que é a de fiscalizar o Poder Executivo e representar a população.
Rita Virgínia enfatizou as práticas vedadas no exercício da vereança, como as promessas de oferta de cargos públicos para a população, de viabilizar ambulância para determinada comunidade ou região, de atender pedidos de caminhão de terra ou o pagamento de contas domésticas. “O que o vereador pode fazer, por exemplo, é divulgar a oferta de empregos do Sine”, disse ela, ao se referir às vagas ofertadas no mercado de trabalho por agências e entidades de Uberlândia.
Sobre o espaço da Câmara Municipal e sobre o Plenário, onde acontecem as sessões ordinárias, extraordinárias e as sessões especiais e solenes, a equipe da Escola explicou primeiro sobre a composição do Poder Legislativo, os cargos que compõe a Mesa Diretora e o acesso permitido somente a assessores jurídicos e/ou chefes de gabinete (e ainda ao pessoal de mídia) autorizados por cada um dos vereadores durante os trabalhos regimentais no Plenário.
A etiqueta, quanto apresentação durante as sessões e na estadia no Poder Legislativo também foi abordada, como a necessidade de se trajar roupas adequadas, compostas e modestas no poder público, bem como o uso de sapatos apropriados, evitando o uso de chinelos e rasteiras.
Sobre as atribuições do assessor, as coordenadoras da Escola explicaram sobre o cuidado que deve ter com o uso do uniforme do parlamentar e do crachá da Câmara, sendo permito apenas em horário de trabalho para que qualquer conduta do assessor fora do expediente venha a ser associada à imagem do vereador. De outra maneira, elas explicaram também que o consumo de bebida alcóolica por parte dos assessores em eventos nos quais estejam representando o vereador não é adequado por gerar desconfiança e reprovação por parte da população.
Dentro do gabinete, os assessores foram orientados a manter sigilo quanto a projetos, ações e estratégias políticas, por serem de iniciativa do parlamentar que estão representando, e ainda a estarem atentos quanto às normas eleitorais e administrativas para não caírem em práticas de crimes eleitorais. As coordenadoras explicaram que, por mais que um assessor tenha o costume de doar cesta básica, por exemplo, que evite realizar esta ação trajando o uniforme do vereador (a), para que o (a) próprio (a) parlamentar não venha a responder por abuso de poder público e/ou campanha antecipada.
Após a ministração, Bárbara Lima e Thaíz Pereira perceberam que os assessores de hoje formam uma “equipe bem alinhada” e que são bem informados, o que explica as conduções que o gabinete têm realizado em pedidos da população ligados à área tão complexa da saúde, por exemplo.
Fonte: Departamento de Comunicação (Emiliza Didier)