A Lei Nº 14.273 de 23 de dezembro de 2021, conhecida como Lei das Ferrovias, que dispõe sobre a organização do transporte ferroviário, o uso da infraestrutura ferroviária, os tipos de outorga para exploração indireta de ferrovias em território nacional, as operações urbanísticas a elas associadas e dá outras providências foi o tema trazido pelo vereador Ronaldo Tannus (PL) para audiência pública realizada na Câmara Municipal na manhã do dia 21 de março.
Participaram da mesa dos trabalhos, sob a presidência do vereador Ronaldo Tannus, o deputado federal Zé Vitor (PL-MG) relator do Projeto de Lei na Câmara dos Deputados, vereadores Walquir Amaral (SD), Cristiano Caporezzo (Patriota) e Antônio Augusto Queijinho (Cidadania), o delegado regional da Polícia Civil Marcos Tadeu, tenente coronel Tameirão da Polícia Militar de Minas Gerais, José Osvaldo diretor de relações institucionais da VLI Logística, Mário Jacob Yunes Junior secretário de Desenvolvimento Econômico de Ituiutaba (MG) e presidente da Associação Comercial de Ituiutaba, o vice-prefeito de Santa Vitória (MG) Renato José, o secretário de Desenvolvimento de Santa Vitória (MG) e Osvaldo Luiz Pereira presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Uberlândia.
O deputado Zé Vitor considerou que é preciso entender a dimensão do tema para a região com a nova Lei das Ferrovias que redesenhou o arcabouço ferroviário no Brasil e traz para o Triângulo Mineiro um projeto de trecho de ferrovia integrador ligando Uberlândia a Chaveslândia (distrito de Santa Vitória) com investimento final de cerca de R$5 bilhões. O projeto em andamento, disse Zé Vitor, trará mais competitividade e eficiência na logística de transportes de matérias e produtos industrializados na região e a coloca no mapa dos investimentos no Brasil.
O diretor de relações institucionais da VLI Logística, José Osvaldo, informou aos presentes sobre a empresa que opera em 10 estados e no Distrito Federal transportando mais de 58 bilhões de toneladas por ano e está presente em mais de 300 municípios brasileiros tendo hoje a mais longa malha ferroviária do país. A expectativa da VLI Logística, disse José Osvaldo é que o trecho ferroviário esteja concluído entre 2028 e 2030 começando a operar transportando 5 milhões de toneladas por ano mas, que o cronograma é variável pois depende desde estudos de impactos ambientais, sítios arqueológicos e viabilidade técnica e econômica, as obras de engenharia e arquitetura, além das compras de locomotivas e vagões.
Departamento de Comunicação (Eithel Lobianco Junior)