A Tribuna Livre do mês de maio, realizada durante a primeira reunião ordinária no dia 02 em horário regimental, contou com a participação da presidente da Associação do Triângulo Mineiro dos Portadores de Doenças Inflamatórias Intestinais (ATRIMDII) representada pela presidente Leidiane Batista Evangelista que ocupou a Tribuna Livre para falar sobre o Maio Roxo, Dia Internacional, 19 de maio, e doenças inflamatórias intestinais.
Leidiane Evangelista informou que as doenças inflamatórias intestinais são crônicas, não têm cura mas têm tratamento, representadas pela Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa, que provocam dores intestinais, cólicas, diarréias, sangramentos, fadiga e são de difíceis diagnósticos porque seus sintomas são confundidos com os de outras doenças. Leidiane Evangelista pediu apoio dos vereadores no sentido de tornarem os exames de alta complexidade mais acessíveis uma vez que no início a doença pode ser assintomática e exigem exames periódicos de colonoscopia, pelo menos uma vez ao ano. Solicitou também apoio para que seja disponibilizada a vacina anti Herpes Zoster aos portadores dessas doenças porque são imunosuprimidos.
A instituição pela Câmara Municipal de Uberlândia da Lei do Cordão de Girassol, avalia Leidiane Evangelista, foi uma iniciativa muito importante para os portadores de doenças inflamatórias intestinais porque eles têm necessidades especiais ocultas: urgência de uso de banheiros, fadiga crônica extrema e acometem 10 milhões de pessoas no mundo. Leidiane Evangelista também cobrou do governo de Minas Gerais a garantia de abastecimento de medicamentos de alto custo que estão em falta em todo estado. Para mais informações entre em contato com a ATRIMDII através do telefone (34) 99120-2320.
Departamento de Comunicação (Eithel Lobianco Junior)