Com muita habilidade, desenvoltura, maturidade e seriedade os alunos do Parlamento Jovem Minas 2017 de Uberlândia protagonizaram a realização da Plenária Municipal no plenário Homero Santos na tarde desta quarta-feira (28). Os participantes, que no início do programa aceitaram o desafio de participarem ativamente do processo de formação política proposto pelo PJ, chegaram ao final da primeira etapa instruídos e confiantes para a condução dos trabalhos da Mesa e discussão das propostas de cada um dos subtemas elaboradas por meio do conhecimento adquirido na prática de estudos e na participação de dinâmicas, palestras e oficinas realizados em torno do tema central - Educação política e currículo.
Toda a bagagem adquirida no decorrer dos últimos três meses foi fundamental para a conduta dos alunos nesta tarde. O grupo, composto atualmente de 20 alunos, fez a escolha dos membros da mesa (presidente, vice-presidente, e 1º secretário), bem como dos relatores de cada um dos subtemas para conduzir a Plenária.
O evento foi aberto oficialmente pelo vice-presidente da Câmara, vereador Wilson Pinheiro (PP), o qual passou a condução da mesa para os estudantes. A aluna do 1º ano da Escola Estadual Teotônio Vilela, Elis Lopes Silva Araújo, conduziu os trabalhos. A leitura das propostas era feita pelos relatores dos subtemas: Educação Política e Currículo, Interação entre escola e sociedade na formação política dos jovens e Educação política para uma gestão democrática e participativa nas escolas. Após a leitura, era dada a oportunidade de discussão e/ou apresentação de aglutinação ou modificação de proposta de uma única vez a cada estudante e em cada proposta.
As propostas tiveram caráter de implantação de disciplina e curso profissionalizante de formação política e eleitoral nas escolas de ensino médio do estado, realização de atividades para participação ativa da comunidade e dos pais nas escolas, criminalização a discriminação política e ideológica dentro das escolas e participação dos estudantes na escolha do que é ofertado nas escolas, como o cardápio de alimentação e ainda nas eleições para diretores.
Em vários momentos alunos se abstiveram durante as votações, dessa forma muitas propostas foram rejeitadas pelo plenário. As duas propostas do subtema 1 acabou sendo aglutinada e os subtemas 2 e 3 tiveram apenas uma proposta, em cada um, aprovada.
A aluna Maria Vitória Gonçalves Tavares, do 1º ano da Escola Estadual Ignácio Paes Leme, foi a secretária da mesa. Ela contou que todos os alunos trabalham muito para chegar até essa plenária e espera que as propostas que saíram daqui possam mudar a realidade que vivem dentro da escola. “A gente trabalhou bastante a relação entre a escola e a sociedade porque falta a liga entre as duas”, explicou.
O professor Glênio Augusto Mundin, da Escola Estadual Teotônio Vilela disse que os alunos fizeram algo sério nesta tarde, discutiram assuntos importantes como a participação dos pais nas escolas. “Eles terem essa amplitude, essa oportunidade de entenderem como funciona (o parlamento), votar, colocar posição a respeito (de um assunto) cria um senso crítico. E eles que favorecem a nossa política porque eles são a juventude que um dia vão nos representar”, observou.
A professora Elisângela Martins Rodrigues, da Escola Estadual Ignácio Paes Leme, sempre acompanhou os alunos nos encontros semanais no plenário e nas atividades extra propostas pelo PJ e se surpreendeu com a plenária. “Eles surpreenderam com relação à participação, essa questão do respeito, de ouvir a opinião dos colegas, fazer as proposições. Então foi algo que acrescentou muito a todos eles”, disse.
Para o diretor da Escola do Legislativo, Geraldo Jabbur, o projeto finalizou com sucesso absoluto na etapa municipal. “(Eles) elaboraram várias propostas, propostas bastante inteligentes, pertinentes ao tema de Educação Política e hoje foi fechado esse período com chave de ouro, uma apresentação exemplar, a Plenária Municipal ela não teve nenhuma interferência extra parlamentar (fora) do Parlamento Jovem, foi conduzida pela Mesa Diretora do Parlamento Jovem com perfeição, dando até um grande exemplo de comportamento no processo legislativo”, finalizou.
Emiliza Didier | Comunicação CMU
Veja o álbum de fotos deste evento