O bacharel em Turismo e mestre em Geografia, João Paulo Hordones, encerrou o ciclo de palestras para os alunos integrantes do Parlamento Jovem 2021, na tarde desta quinta-feira (10), no Plenário Homero Santos, da Câmara Municipal de Uberlândia.
Os próximos encontros do PJ 2021 são direcionados para elaboração dos projetos de lei que serão apresentados na plenária municipal no mês de julho, realizada pela Escola do Legislativo de Uberlândia.
Até o momento, os jovens tiveram palestras com o Engenheiro Florestal Renato Camilo de Carvalho, com Marcelo Wilson Rodrigues de Souza, Mestre em produção e gestão agroindustrial e com Rosângela Vieira Bertolucci, responsável pelo técnico legislativo da Câmara Municipal de Uberlândia.
Os alunos de graduação de direito da PUC Minas acompanham todas as atividades e são responsáveis pela monitoria dos participantes.
O programa
O Parlamento Jovem de Minas - PJ Minas é um programa de formação política para estudantes do ensino médio, promovido pela Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em parceria com centenas de câmaras municipais. O lançamento do PJ Minas em Uberlândia aconteceu no dia 17 de maio, pela Escola do Legislativo durante sessão ordinária da Câmara Municipal de Uberlândia.
As atividades do Parlamento Jovem 2021 em Uberlândia iniciaram no dia 20 de maio. A Escola do Legislativo, a PUC Minas e os alunos do ensino médio terão encontros semanais até o mês de setembro. Os encontros serão remotos devido à pandemia da Covid-19.
Até o momento, sete escolas integram o PJ Minas em Uberlândia esse ano, são elas: Colégio Nacional, E.E.Antônio Thomaz Ferreira de Rezende, Colégio Athenas, Colégio Dom Bosco Uberlândia, Colégio Shalom, Colégio Ann Mackenzie e Colégio Mais Positivo.
A cidade de Uberlândia faz parte do polo Triângulo, juntamente com as cidades: Conceição das Alagoas, que coordena o polo, Araxa, Limeira do Oeste, Monte Alegre de Minas, Prata e Uberaba.
O projeto é estruturado em etapas municipais, regionais e a estadual, realizada em Belo Horizonte, quando ocorre a conclusão dos trabalhos. Ao final, as propostas elaboradas e votadas pelos estudantes são encaminhadas à Comissão de Participação Popular da ALMG e podem se transformar em propostas de ação legislativa, com vários desdobramentos práticos dentro do Parlamento Mineiro.