“Que nada nos defina. Que nada nos sujeite. Que a liberdade seja a nossa própria substância”. Com essas palavras de Simone de Beauvoir a vereadora Liza Prado (MDB) abre exposição fotográfica que registra diferentes situações da presença da mulher nos lugares do mundo, suas lutas, seus afazeres, suas diversidades étnicas e culturais e suas diferentes fases da vida. A exposição é uma iniciativa da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal presidida pela vereadora Liza Prado e objetiva, além da comemoração pelo Dia Internacional da Mulher, 8 de março, trazer os olhares para as lutas das mulheres em imagens temáticas e motivadoras das causas femininas. A exposição está instalada na Praça Jacy de Assis no interior da sede do Legislativo até o dia 31 de março.
“Passarinho cantou de dentro de uma gaiola, cantaria melhor se fosse do lado de fora”, da música de Ivan Lins, são as palavras que chamam para as comemorações do Dia da Causa Animal, 14 de março, e também para a Audiência Pública, presencial e online, promovida pela Comissão de Meio Ambiente e Defesa Animal que tem como relatora a vereadora Liza Prado. A Audiência Pública terá como tema: “Reflexões sobre a Educação e a Relação entre Animais Humanos e Não Humanos” e será realizada no dia 21 de março no plenário do Legislativo, a partir das 14:00h com transmissão pela TV Câmara.
O tema da audiência pública é uma referência ao guia publicado pelo Ministério Público de Minas Gerais/Procuradoria-Geral de Justiça: “Animal não humano: presente! Reflexões sobre a Educação e a Relação entre Animais Humanos e Não Humanos” de autoria da escritora Aleluia Heringer Lisboa Teixeira, convidada a participar da Audiência Pública. Também estão convidados os diretores dos hospitais veterinários da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Diego Delsiol , e da UNIPAC, Ronaldo Alves; Amado da Silva Nunes Junior coordenador do Zoológico de Uberlândia e dos programas relativos aos animais da Prefeitura Municipal; o diretor do Centro de Controle de Zoonoses, Adalberto de Albuquerque Pajuaba Neto; Elson Torres Pereira, coordenador da Associação de Proteção dos Animais (APA); a advogada Maria Aparecida dos Anjos, coordenadora da Fiscalização de Maus Tratos aos Animais da OAB-MG; o promotor de Meio Ambiente, Breno Lintz e, o deputado estadual Leonídio Bouças (MDB).
Departamento de Comunicação (Eithel Lobianco Junior)