O segundo dia da Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência foi marcado por palestras bastante dinâmicas com os alunos da Instituição Cristã de Assistência Social, Icasu. O evento foi prestigiado pelo presidente da Câmara Municipal de Uberlândia, Hélio Ferraz – Baiano (PSDB), que fez abertura e mais uma vez discursou em nome dos demais parlamentares presentes. Baiano fez uma analogia entre o acesso às informações e o processo de amadurecimento dos jovens e incluiu o trabalho da Icasu como interlocutora desse processo.
O vereador Thiago Fernandes (PRP) também fez uso da palavra e fez uma declaração oportuna que veio de encontro com a temática do evento. Ele contou sobre uma experiência pessoal com a finalidade de alertar os jovens sobre as dificuldades da gravidez na adolescência. Hoje com 34 anos, Fernandes é pai de um garoto de 17 e ele a mulher tiveram que vivenciar responsabilidades precoces e adiamento de planos e estudos em virtude de uma gravidez não esperada ainda na fase de transição para a vida adulta. “Quando se planeja qualquer coisa na vida é melhor. É difícil, pela falta de habilidade, em lidar com a gravidez na adolescência”, reconheceu.
A practitioner trainer em Programação Neurolinguistica Mary Mendes, profissional que lida com emoções e comportamentos indesejados, compulsões e comunicação, falou sobre os processos doloridos e muitas vezes complexos da adolescência, os desafios impostos a esses “mais que meninos e menos que adultos” e a importância dos jovens conhecerem a si mesmos e falar sobre seus sentimentos. Questões delicadas como o relacionamento e carência dos pais também foram abordadas. Por meio de uma dinâmica interativa, os alunos puderam expressar o que a gravidez na adolescência representaria em suas vidas. O relato pessoal de uma aluna de 18 anos da Icasu que hoje está grávida pode traduzir de forma mais clara possível o que está vivenciando: a mudança de planos para o futuro, o que afeta até mesmo os estudos. A dependência da família nesse momento para ajudar na criação do filho é outro fator que dificulta a vida de jovens em situação de gravidez precoce.
O planejamento do filho foi uma das abordagens feita pela profissional para alertar também sobre a perpetuação da dificuldade financeira na vida desses jovens e das crianças que vão nascendo dentro de um ciclo que pode se tornar vicioso.
A coach Junara Paiva também fez explicações sobre a fase da adolescência, abordando sentimentos que ora podem favorecer ora podem prejudicar a vida dos alunos. Enquanto professora de educação física, Paiva salientou que a busca pela saúde e qualidade de vida é essencial para o desenvolvimento saudável e equilibrado dos jovens. Com uma palestra bem dinâmica também, a coach abordou temas como autoestima e necessidade de se estabelecer metas e ter atitudes ideais para sair do estado atual e se chegar ao estado desejado. Paiva também se colocou à disposição dos jovens para dialogar mais pessoalmente sobre problemas que afetam a vida dos adolescentes com o convívio familiar e a depressão.
Fonte: Departamento de Comunicação CMU (Emiliza Didier)