A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Uberlândia lançou oficialmente no dia 16 de março, durante a 10ª reunião ordinária do mês, o Parlamento Jovem edição 2022, projeto executado com a apoio da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e da Presidência da Câmara Municipal na figura do presidente Sérgio do Bom Preço (PP). Segundo a diretora da Escola do Legislativo, Samantta Oliveira, este é um ano de celebrações pois a primeira Escola do Legislativo de Minas Gerais completa 30 anos e 10 anos em Uberlândia.
A edição 2022 do Parlamento Jovem tem como tema central a “Saúde Mental dos Jovens” e também serão trabalhados sub-temas definidos pela Coordenação Estadual: “ Políticas públicas de prevenção e tratamento em saúde mental; Estratégias da comunidade para promoção da saúde mental e, Uso saudável das novas tecnologias”, informou Samantta Oliveira. O lançamento oficial contou com a participação do médico Clauber Lourenço, diretor médico da Secretaria Municipal de Saúde, que ressaltou a importância em abordar a saúde mental dos jovens porque à medida em que se alcança a juventude são também alcançadas as famílias em seus quadros emocionais e, que a Secretaria de Saúde participará do Parlamento Jovem com apoios e debates sobre o tema e que desde já está disponível o que o município possui na área de saúde mental e o que pode ser criado.
Neste ano participam do Parlamento Jovem 97 alunos de nove escolas incritas: Colégio Nacional, Colégio Shalon, Colégio Ann Mackenzie, Colégio Atenas, Colégio Dom Bosco, Escola Estadual Felisberto Alves Carrejo, Escola Estadual Antônio Luiz Bastos e Colégio Tiradentes. Em sua fala a diretora Samantta Oliveira agradeceu a todos os parceiros e pediu aos vereadores que cuidem da educação na cidade porque ela precisa deles. A Faculdade UNIPAC, através de sua direção representada pelo deputado estadual Leonídio Bouças (MDB) fornecerá o suporte jurídico e social aos alunos participantes através do curso de Direito, coordenado pela professora Rosa Maria Annunziata. Samantta Oliveira ainda agradeceu à coordenadora da Escola do Legislativo, Kênia Resende e à assessora Franciele Argerich pelos empenhos para realização do Parlamento Jovem 2022.
A meta do Parlamento Jovem 2022 é a elaboração de propostas sobre políticas públicas relacionadas ao tema ”Saúde Mental do Jovem”; propostas que serão aprimoradas e votadas em cada etapa, até à fase final, quando passam a integrar o documento que é encaminhado à Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais que analisará as sugestões e estas poderão originar outros desdobramentos concretos para a sociedade, informou Samantta Oliveira, que convidou vereadores e vereadoras a participarem das aulas porque ela considera que eles e elas têm muito a colaborar com os alunos.
Departamento de Comunicação (Eithel Lobianco Junior)