Na tarde desta quarta-feira, 06, os alunos do Parlamento Jovem Minas Uberlândia fizeram a última apresentação antes da Plenária Municipal que será realizada no próximo dia 20. Os alunos se reuniram em grupos de três, cada um com um subtema do tema central do programa para este ano, “Violência contra a mulher”, e debateram as propostas já elaboradas nos dois últimos encontros ocorridos também no plenário da Câmara.
Antes da dinâmica, os aluno assistiram a dois vídeos temáticos, sendo que em um deles as impressões de crianças mostram como a violência afeta o psicológico, emocional e compromete o desenvolvimento psicomotor nesta fase de descobertas e transformações da vida e afirmação do caráter humano.
O coordenador da Escola do Legislativo, Sandro Batista, explicou as normas para votação das propostas no dia da plenária e limite da quantidade de propostas que deverão ser aprovadas e levadas para a plenária regional bem como para a estadual.
Ao todo são nove propostas que os alunos elaboraram. Uma do subtema “Violência doméstica”, cinco do subtema “Violência nos espaços públicos de poder” e três do subtema “Violência e assédio sexual”. Desse total, cinco serão apresentadas na Plenária Regional que ocorrerá na CMU por Uberlândia ser cidade pólo do PJ Minas, as quais se somarão a mais cinco de cada uma das outras quatro cidades que integram o pólo. Do total de 25, cinco propostas deverão ser eleitas e levadas para discussão e votação na Plenária Estadual.
Eleição da Mesa
Na tarde dessa quarta-feira (06), os alunos fizeram a eleição da Mesa Diretora que comandará os trabalhos na Plenária Municipal do próximo dia 20. Os cargos são de presidente, vice-presidente e secretário da Mesa e foram eleitos os alunos Alicia Silva, Laleska Bernardes e João Pedro Pereira Silva.
Foram explicadas as atribuições dos cargos, sendo facultado ao presidente da condução da votação, à vice o assento como presidente interina caso o presidente queira fazer uso da palavra bem como a responsabilidade da inscrição dos alunos que desejarem fazer destaques nas proposições para fazer uso da tribuna. Segundo regimento do PJ Minas editado pela Assembleia de Minas, o relator ficará a cargo de fazer as leituras dos projetos.
Fonte: Departamento de Comunicação CMU (Emiliza Didier)