Nas próximas duas semanas, a turma do Parlamento Jovem Minas 2017 de Uberlândia terá uma gama de trabalhos para desenvolver e apresentar entre eles. O ponto de partida é a leitura de textos, por parte do grupo de pesquisa, elaborados por servidores da Escola do Legislativo da Assembleia de Minas e mentores do programa, sobre “Formação política no Parlamento” e “Cidadania, educação e legislativo”.
A idéia passada aos alunos das quatro escolas participantes pelo professor de Ciências Sociais da PUC Uberlândia, Carlos Felippe, responsável por dirigir as atividades, é a criação de um glossário para que os estudantes comecem a assimilar o novo vocabulário do tema central do PJ deste ano, “Educação Política”. A leitura e o resumo dos textos devem munir a equipe de redação de informações para confecção de reportagens e artigos. Esse trabalho irá demandar participação conjunta dos integrantes do grupo e definição de uma metodologia para a elaboração dos textos, já que o grupo também é formado por alunos de todas as escolas.
O grupo do registro começou a exercer as atribuições hoje mesmo. Os membros fizeram anotações dos alunos responsáveis pela leitura de cada texto para cobrar os resumos nos próximos dias 05 e 12 de abril. No transcorrer das atividades, eles devem registrar as atribuições de cada participante em cada grupo de atuação, o assunto trazido para discussão e os nomes dos participantes e das escolas e para isso os membros também deverão desenvolver uma metodologia de gestão de material para selecionar e arquivar fotos, vídeos e documentos com código, legenda e fluxograma nos drives dos computadores da Câmara Municipal.
A equipe do áudio visual terá a incumbência de analisar o conteúdo e a forma de cinco vídeos que serão transmitidos aos integrantes do programa nas primeiras duas semanas de abril.
As atividades de hoje foram desenvolvidas num processo de integração entre os alunos das escolas estaduais Teotônio Vilela e Ignácio Paes Lemes e colégios Athenas e COC Uberlândia, de troca e absorção de conhecimento e envolvimento e seriedade quando na transferência de responsabilidades a cada um.
Texto: Emiliza Didier