No próximo mês, alunos de escolas públicas e privadas de Uberlândia vão debater, durante quatro meses, sobre o tema “Discriminação étnico- racial” em aulas no plenário e atividades extras que devem compor a 6ª Edição do Parlamento Jovem Minas 2019 no município. As cinco cidades que compuseram o pólo regional até o ano passado já estão inscritas no programa, são elas Uberaba, Conceição das Alagoas, Iturama e Limeira do Oeste, além de Uberlândia, e novas cidades da região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba podem ser agregadas, caso haja adesão até o dia 15 deste mês.
O tema de 2019 foi definido pelos alunos na plenária estadual de 2018, quando representantes de diversas regiões de Minas participantes da plenária estadual e elegeram, por meio de votação, a temática para o ano seguinte.
Conforme o assunto escolhido, a idéia é abordar o significado da discriminação que visa restringir ou excluir direitos das pessoas com base na raça, gênero, cor da pele, nacionalidade etnia, linha familiar, condição social, orientação sexual, religião, valores culturais, deficiência, entre outros. O Brasil foi palco de um regime de escravidão abolido por meio da Lei Áurea em 1888, mas apresenta, por força da manifestação de uma cultura errônea de comportamentos e atitudes, práticas racistas. O país também enfrenta uma luta pela conscientização e punição de atos de discriminação de outros povos, como os indígenas e ciganos.
Dessa forma, os três subtemas elaborados pela Coordenação Estadual do PJ Minas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, idealizadora do programa são: Desigualdades socioeconômicas; Violências por motivo étnico-racial; Direitos às identidades e à diversidade cultural.
Em Uberlândia o projeto está em fase de mobilização. Ainda nesta semana, os representantes do pólo Triângulo devem se encontrar em Conceição das Alagoas para definirem as datas de lançamento do programa em cada município e a data da plenária regional. Na próxima semana, a coordenação da Escola do Legislativo (EL) deverá visitar as escolas de ensino médio e fazer os convites às diretorias. A expectativa, segundo a diretora da EL, Simone Cabral, é contar com a participação de 100 alunos, sendo 20 de cada escola.
A PUC Minas Uberlândia confirmou parceria para este ano. A faculdade apóia o projeto disponibilizando alunos do curso de Direito, que prestam assistência jurídica na elaboração de propostas de lei que são debatidas entre os alunos nos municípios e levadas para votação nas plenárias regional e estadual, no envio de professores para ministrar palestras durante o programa e concedendo lanche para os estudantes.
Em Uberlândia, o lançamento do PJ Minas está previsto para acontecer até o dia 20 de março. O programa para a etapa municipal, no calendário da ALMG, começa no dia 07 de março e vai até o dia 21 de junho; a etapa regional vai do dia 24 de junho ao dia 23 de agosto e a etapa estadual está prevista para acontecer entre os dias 04 e 08 de novembro. Contudo, a programação para o início das atividades nos municípios e as datas para a realização das plenárias municipal e regional podem ser acordadas pelos coordenadores dentro da uma margem de dias.
Uma das ações promovidas nesse período é a campanha "#ComoVejoMinhaCidade", que consiste no compartilhamento de fotografias relacionadas à atuação dos participantes e ao tema na fanpage do Facebook.
O programa
O Parlamento Jovem Minas é programa de formação política, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), há 15 anos oferece a estudantes do ensino médio a oportunidade de conhecer mais de perto o exercício da política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo municipal e estadual. Até fevereiro será realizada a cerimônia oficial de lançamento do PJ Minas.
Fonte: Departamento de Comunicação CMU (Emiliza Didier)