Wemerson Silva, presidente do Sindicato dos Servidores da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais (Sindpol/MG), participou hoje, quarta-feira, 10 de setembro, da cerimônia de homenagem concedida a policiais civis de Uberlândia. Como voz da categoria, classificou o momento como importante para além da cerimônia, ou seja, como a hora de apresentar o trabalho, assim como as reivindicações dos mineiros que fazem parte da entidade.
A apreensão de mais de sete toneladas de maconha na região, fruto do crime organizado instalado no Estado de Minas Gerais, mais precisamente no Triângulo Mineiro, foi por ele apresentado como resultado dos trabalhos em prol da sociedade, assim como outros tantos, apesar dos poucos recursos investidos pelo governador. Silva afirma que sem investimentos a corporação não consegue cumprir a sua missão.
“Não basta o governador investir somente em estrutura porque a precariedade é muita. É preciso investir no servidor, no policial civil, que não tem sequer segurança suficiente para trabalhar. Reajustar salários, abrir novas vagas, realizar concursos. Resumindo, investir em material humano. Hoje, temos menos de 10mil policiais civis para todo o Estado de Minas Gerais, bem como menos de 3mil investigadores no Triângulo Mineiro”, protesta.
Para Silva, faltam tanto policiais quanto investigadores. Falta valorização, estruturação, investimentos dos mais diversos. É preciso cobrar do governador que invista, de fato, em segurança pública para que as investigações, por exemplo, sejam realizadas de verdade. Para que a segurança pública seja uma constante na vida da população mineira, do Triângulo, de Uberlândia. Possível apenas se houver investimento.
“A apreensão de mais de sete toneladas de maconha no Triângulo Mineiro é apenas o começo do que pretendemos. A nossa esperança é apreender muito mais, mas para isso precisamos do fortalecimento da categoria, da segurança pública com um todo. Defendemos os nossos direitos e promovemos a valorização profissional a fim de garantir o bem-estar dos nossos servidores e a segurança dos mineiros”, finaliza.
O autor da Moção de Aplauso é o vereador Elinho da Academia (Mobiliza), segundo secretário da Mesa Diretora (2025/2028).
Departamento de Comunicação - Frederico Queiroz (8376)