Os vereadores de Uberlândia homenagearam o servidor e cinegrafista João Cleber Lino, vítima da Covid-19, com a Comenda “João Cleber Lino”. A honraria, destinada a reconhecer o trabalho de profissionais da imprensa e comunicação, foi aprovada unanimemente na sessão ordinária desta terça-feira (15), poucos dias depois do falecimento do servidor, ocorrido no último dia 07 de junho.
O projeto é de autoria do presidente da Câmara, vereador Sérgio do Bom Preço (PP), mas outros vereadores assinaram a iniciativa como coautores. Bom Preço comentou a importância da Comenda e o reconhecimento de todos na pessoa do servidor: “tivemos a votação absoluta hoje, com 27 votos favoráveis. Eu acho que é mais do que justa, pelos trabalhos prestados, o João Cleber ter passado mais de 14 anos aqui no poder legislativo ... É uma comenda que vai manter na memória do poder legislativo a lembrança da pessoa que era o João Cleber, pessoa espontânea, uma pessoa que sempre fazia amizade por onde passava e que vai nos deixar e que já nos deixou muita saudade, muitas lembranças boas. Tive o prazer dele ter me acompanhado no trabalho dele, só tenho a lamentar a perda do profissional que era, que foi aqui junto ao poder legislativo, que tinha muito a somar junto à TV Câmara, junto aos trabalhos da Casa”.
O vereador Ronaldo Tannús (PL) falou sobre o tempo que conviveu com o servidor desde o ano passado. “É uma comenda muito importante, mais do que justa. O João Cleber, eu tive a oportunidade de trabalhar com ele praticamente durante um ano e meio, (é) mais uma perda terrível aí para esse maldito vírus. Então é uma comenda que vai acontecer de dois em dois anos, de autoria do nosso presidente Sérgio do Bom Preço, que eu também sou coautor, acredito que é mais do que justa pelo profissional que ele sempre foi, reconhecido tanto no legislativo municipal quanto em várias TV’s da nossa cidade, então parabéns pela iniciativa do nosso presidente”, salientou.
A Comenda será prestada bienalmente, na semana entre os dias 07 e 13 de junho, período que marca a partida do servidor. Por meio dela, cinegrafistas, repórteres, radialistas, jornalistas bem como profissionais das mídias digitais, poderão ser homenageados, sendo indicados pelos vereadores. Como em todas as prerrogativas das honrarias prestadas pela Casa, cada profissional poderá ser homenageado apenas uma vez.
O vereador e jornalista Luiz Eduardo Dudu (PROS) viu na comenda uma forma de reconhecer o profissional da imprensa por suas atribuições, especialmente o cinegrafista, tornando a informação um bem para todos. “Eu entendo essa homenagem como algo muito importante, justo, digno, considerando essencial o papel do João em meio à sociedade, considerando sua importante contribuição quando da democratização da informação, entendendo ser este um processo de resgate e de socorro às camadas em situação de risco, de exclusão, entendendo a democratização da informação como empoderamento das camadas sociais. João deixou um legado lindo e ele precisa ser eternizado na lembrança de todos, de todas as formas. Eu entendo essa homenagem como algo digno, condizente à nossa lembrança dessa pessoa linda, desse guerreiro que deixou um legado especial para nós”, concluiu.
Fonte: Departamento de Comunicação (Emiliza Didier)