O secretário de Agronegócio de Uberlândia, Thiago Silveira, usou a tribuna da Câmara de Uberlândia, na manhã desta terça-feira (09), para prestar esclarecimento de seu trabalho frente à Secretaria e relatar as atividades realizadas. A palavra foi concedida ao secretário pelo presidente da Câmara, vereador Zezinho Mendonça (PP).
Primeiro, o secretário pontou a organização e segurança do Camaru 2025, realizado na última semana, e parabenizou a Polícia Militar pelo trabalho. Ele também citou o “zelo” da diretoria do Sindicato Rural “com todos os detalhes, no capricho e tecnologia utilizada no palco e no som” na festa que “hoje atrai pessoas de toda a região para o rodeio, cavalgada, fazendinha”.
Ele também citou a participação da Secretaria de Agronegócio na realização da Femec, que neste ano reuniu mais de 100 mil pessoas, “movimentando a cidade, a gastronomia, a rede hoteleira”.
Thiago Silveira citou outras obras, como os quase 1,4 mil quilômetros de patrolamento nas estradas rurais do município em oito meses e o uso de dinheiro público para o “levantamento das estradas rurais, reestruturação, escolhendo os pontos principais”, o que resultou em “boas estradas”, mas que requer atenção dos motoristas, em especial os das vans escolares, para não acontecer acidentes.
Outra linha de atuação da Secretaria tem sido a recuperação dos mata-burros e pontes, alargamento de pontes do rio Uberabinha, já que “os automóveis da atualidade são mais largos do que há 20 anos, quando as pontes foram construídas”.
O secretário disse também que está empenhado na viabilização dos abatedouros de aves caipiras, projeto este que está me processo de correção de minuta no Incra e que a Secretaria vai iniciar a construção desse frigorífico. “Hoje, o frango caipira não existe uma forma regulamentada para o abate e nem para a comercialização”, disse, afirmando que esta será uma forma de escoar melhor os produtos.
Sobre o atendimento ao produtor rural, disse que a Secretaria fez uma interlocução, a pedido da Emater, para realização de uma feira de queijo, café e mel, que foi realizada no Uberlândia Shopping, e resultou em uma experiência que aproximou os produtores dos consumidores, além do Dia do Campo, pelo qual a prefeitura leva serviço e um “abraço amigo” aos produtores. Ele ainda citou o crédito de R$ 2 bilhões, por meio do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, com juros baixo, que o governo de Minas disponibilizou aos produtores rurais.
Fonte: Departamento de Comunicação (Emiliza Didier)