O término da programação da Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, realizada na última sexta-feira (08), foi marcado por momentos de musicalidade e emoção dos jovens alunos do curso de formação profissional da Instituição Cristã de Assistência Social – Icasu. Presentes foram distribuídos entre os jovens como serviços de beleza, corte de cabelo e limpeza de pele, bem como consultas e exames de ultrassonografia oferecidos pela médica ginecologista e obstetra palestrante da semana, Dr. Eliane Espíndola, e o Hospital Santa Genoveva.
O evento foi prestigiado por vereadores da Casa que participaram da cerimônia de abertura. O presidente da Câmara Municipal, Hélio Ferraz – Baiano (PSDB), fez um discurso mais uma vez de aproximação dos jovens com o poder legislativo e explicou as atividades e trabalhos realizados pelos vereadores na Câmara. Baiano disse que as leis têm que ser cumpridas e citou a parceria de empresas e profissionais para que a semana acontecesse. “Hoje me sinto um homem, como presidente dessa Casa, realizado, aonde nós iniciamos com uma sementinha. Achamos que a lei é importante, fomos convocados através da parceira da Icasu, achamos muito importante, convocamos a sociedade privada, convocamos hospitais, clínicas e os profissionais. Está aí, graças a Deus nos sentimos honrados porque a Câmara Municipal, ou o poder legislativo, além de criar as leis, temos que cobrar a aplicabilidade, essa é a razão, se não temos milhares de leis que ficam no esquecimento, fica na ociosidade e essa nós não deixamos. Foi a primeira e única cidade no Brasil que tornou realidade a discussão da gravidez precoce na adolescência”, enfatizou.
O presidente da Icasu, Antônio Naves recebeu o Título de Cidadão Honorário e a Icasu, representada por Naves, recebeu o Diploma de Honra ao Mérito pelos 50 anos de existência. As homenagens foram entregues pelo presidente da Câmara e pelos vereadores Roger Dantas (Patriota), Doca Mastroiano (PR), Vilmar Resende (PSB) e Antônio Carrijo (PSDB). Mais tarde, profissionais palestrantes foram quem receberam, cada um, uma homenagem da Icasu concedida pela participação na semana.
Naves diz que faz um balanço positivo do evento, com parceiros importantes, citando a Câmara Municipal que abriu as portas para realização da semana. O mais importante para ele é o processo multiplicador de informações sobre a gravidez na adolescência, fazendo com a Icasu cumpra o dever de preparar os jovens para um futuro melhor. Sobre as homenagens, Naves disse que a Icasu trabalha com famílias de pessoas que mais precisam e que isso é importante. “É uma cidade que nós estamos ajudando a preparar para todo mundo”, disse.
Silvana Borges diretora estatutária e jornalista da Icasu disse que a lei que tornou obrigatória a realização da semana em todo país veio de encontro com o alto índice de meninas grávidas na adolescência registrado no Brasil – e atualmente a Icasu conta com 12 meninas com faixa etária até os 16 anos grávidas - e que a semana trouxe uma experiência bacana que agora irpa melhorar o conteúdo da edição do ano de vem. “Eu acho que a partir de agora a gente vai conseguir lidar melhor e levar mais informação e até com o apoio desses médicos que estiveram aqui dispostos de até fazer consulta, de conversar com esses meninos, pra poder mudar um pouquinho esse tipo de posição que eles têm hoje de pensamento e ter uma visão de futuro melhor”, acredita.
A estudante de 15 anos do 1º ano do ensino médio, Yasmin Tobias de Melo Vieira, disse que achou interessante a abordagem sobre o uso de preservativos, em especial sobre a camisinha, achou também importante falar sobre os aspectos e riscos da gravidez na adolescência, mas acredita ser desnecessário a pessoa praticar sexo na idade deles.
O estudante de 14 anos, também do 1º ano do ensino médio, Rafael Estevão, trouxe a apresentação do seu projeto “Uma voz a serviço de Deus” e cantou a música evangélica “Raridade”. O público jovem foi tomado de emoção porque o jovem é cego e encorajou os jovens a não desistirem dos seus sonhos e lutar pelos ideais mesmo diante de limitações e diferenças que possam apresentar.
O grupo de teatro Trupe Quatro Atos preparou uma apresentação para a tarde de hoje com o tema da semana, Gravidez na Adolescência, na qual contou um pouco, através de vozes do grupo, as dificuldades e perdas das moças que engravidam na adolescência.
Fonte: Departamento de Comunicação CMU