A Assessoria Parlamentar do Vereador Edinho Combate ao Câncer comunicou oficialmente nesta semana que o seu partido agora denomina-se Democrata, de centro a centro-direita. Foi fundado em 2008, como Partido da Mulher Brasileira, e obteve registro definitivo pelo Tribunal Superior Eleitoral em 29 de setembro de 2015, adotando o número eleitoral 35 e que está vigorando desde o dia 02 de dezembro.
Ao deferir o pedido de alterações estatutárias apresentado pelo Partido da Mulher Brasileira (PMB), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, por unanimidade, a alteração do nome da legenda, que passou a se chamar Democrata. A decisão foi tomada na sessão plenária do dia 2 de dezembro, uma terça-feira. O Colegiado seguiu o voto do relator, ministro André Mendonça, que também impôs à sigla que faça ajustes ao respectivo estatuto no prazo de 90 dias.
De acordo com o ministro André Mendonça, o novo nome da agremiação não induz a erro nem gera confusão com outras siglas, como a do recém-extinto Partido Democratas (DEM), uma vez que a proteção sobre nome e sigla deixa de existir após a extinção ou a fusão do partido original. Ao observar que a ausência de abreviação da nomenclatura não impede o deferimento do pedido, citou precedentes, como o do antigo Partido Popular Socialista (PPS), que adotou o nome Cidadania.
Texto: Jornalista Ademir Reis
RP MG04854 JP - Dir. Comunicação
Câmara Municipal de Uberlândia