Vinte e sete alunos do 6º ano do ensino fundamental de quatro escolas públicas municipais de Uberlândia foram diplomados “Vereadores Mirins” na tarde desta quarta-feira. A solenidade faz parte das ações do projeto “Câmara Mirim”, aprovado na Câmara Municipal em 2011 e realizado anualmente.
Os diplomados vieram em companhia dos diretores, coordenadores orientadores educacionais das escolas participantes, são elas: Escola Municipal Professor Eurico Silva, Escola Municipal Odilon Custódio Pereira, Escola Municipal Prof° Sérgio de Oliveira Marquez e a Escola Municipal Profª Stella Saraiva de Peano. Pais dos alunos eleitos nas escolas também vieram para registrar o momento da diplomação.
O projeto está na terceira edição e é desenvolvido em parceria com as escolas escolhidas e a Secretaria Municipal de Educação. Durante um período de dois meses, os alunos passam por um processo aprendizagem por meio de ações educacionais que buscam conscientizá-los sobre a responsabilidade com o meio social, despertando-os para a prática de ética e valores e do sentimento de cidadania. Realizado esse trabalho, os alunos se submeteram a candidaturas as quais foram avaliadas conforme os projetos de campanha apresentados por cada postulante. As escolas disponibilizaram espaços para a divulgação da campanha e um dia para a eleição nas escolas que, em geral, levaram a escolha de sete alunos em cada uma.
Durante o pronunciamento, o vereador Ronaldo Alves (PSC), autor da iniciativa, enfatizou que o projeto é um exercício de cidadania e que nos próximos anos os adolescentes diplomados hoje poderão assumir cadeiras no legislativo.
A coordenadora da Secretaria de Educação, Lidiane Ribeiro da Silva, disse que a intenção é ampliar o projeto para mais escolas no ano que vem e que esse processo é um exercício de cidadania para os alunos.
João Victor Santiago, aluno da Escola Odilon Custódio Pereira e nomeado para falar em nome dos eleitos do colégio, disse que o processo foi mais fácil do que imaginava e a escola e o vereador deram muita força no projeto.
Stephany Marçal, da Escola Sérgio de Oliveira Marquez, disse que o projeto estimula a criatividade e o bem da sociedade e que esta é uma ação muito boa para se pensar na cidade.
Pedro Paulo Morais, da Escola Eurico Silva, agradeceu e disse que essa foi uma oportunidade única. “Gostei demais de ter participado”, salientou.
Já Tauane, da Escola Municipal Estela Saraiva,agradeceu a oportunidade e entregou um manifesto ao vereador contendo as propostas dos eleitos do colégio em campanha, solicitando, por exemplo, a realização de projetos em parceira na escola, pois os alunos são da área da periferia e carecem de ações conjuntas para beneficiar a comunidade.
Fonte: Departamento de Comunicação CMU (Emiliza Didier)