Captação, tratamento e distribuição de água. Esse é o sistema conferido de perto pelos vereadores na região da Tenda dos Morenos. Nessa área estão sendo executadas as obras do Sistema de Produção de Água Capim Branco. A previsão é que sejam entregues à comunidade em 2019. O objetivo da visita é conhecer o andamento do projeto que prevê a construção da maior obra de saneamento do país nesse momento.
No local, os vereadores puderam conhecer as estruturas utilizadas para a realização das etapas essenciais ao processo de tratamento de água. O projeto do sistema já está com mais de 75% das obras concluídas (construção civil e instalação de adutoras), que será contemplado em três etapas: primeira (2019), segunda (2034) e terceira (2050). O investimento na primeira etapa é de aproximadamente R$300 milhões.
O diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), Paulo Sérgio Ferreira, ressalta o conjunto de obras como o grande destaque nacional em saneamento. Para ele, é preciso trabalhar agora a fim de garantir o abastecimento futuro, cuja previsão de início é dezembro de 2019. A obra, retomada com apenas 17% de construção, está praticamente em fase final com 80% da engenharia civil pronta. A adutora apresenta índice de 90%.
“Em primeiro lugar é preciso pensar na segurança hídrica da população de Uberlândia. Água é vida e por isso se faz importante novos investimentos. Essa é, sem dúvida, a maior ação em saneamento básico do país. São mais de R$300milhões investidos pela administração municipal para que todos recebam em suas casas água de qualidade o mais breve possível, embora as obras continuem até o ano de 2050”, afirma o vereador Hélio Ferraz – Baiano.
O vereador Felipe Felps destaca a importância dos recursos hídricos que o município possui, responsáveis pela maior obra em saneamento básico do país, garantia de abastecimento por mais de 30 anos. Para ele, o sistema em construção significa conforto e tranquilidade para a população de Uberlândia. Felps lembra que o quantitativo de água tem sido o despertador da preferência de várias empresas pelo município, o que é bom para todos.
“Essa obra é extremamente importante e urgente. Estamos em um nível de capacidade de abastecimento preocupante, por isso a prefeitura tem cobrado agilidade. Temos acompanhado constantemente essa obra, eu particularmente tenho um carinho muito grande por ela. O sistema deve atender somente na primeira fase mais de 1 milhão de habitantes, o que representa o tamanho da sua importância para Uberlândia”, diz o vereador Wilson Pinheiro.
Para o presidente, vereador Alexandre Nogueira, uma das obras mais importantes do país é hoje um grande desafio para a prefeitura, mas que será responsável pela geração de renda e emprego no futuro do Município de Uberlândia. Ele reitera que quem ganha e muito é a população com o seu abastecimento garantido com água de qualidade, o que significa qualidade de vida para todos os cidadãos que aqui vivem.
O sistema está sendo construído às margens do lago da usina Amador Aguiar I (Capim Branco) – Rio Araguari. A captação é realizada no lado que tem 18 Km2 de extensão e pode chegar até 40m de profundidade. A capacidade de abastecimento será para mais de 500 mil habitantes na primeira fase. Juntamente com as estações existentes – Bom Jardim e Sucupira – vai abastecer mais de 1,5milhão de habitantes.
Dividida em três fases, cada uma com a capacidade de produzir 2 mil litros de água por segundo. Ao final, o sistema terá condições de captar e tratar 6 mil litros de água por segundo.
Fonte: Departamento de Comunicação CMU (Frederico Queiroz)