As distinções entre as funções dos três poderes da República e suas atribuições, bem como o desafio de ter de subir à tribuna para defender uma proposta, foram as impressões mais importantes que alunos do Parlamento Jovem (PJ) Minas Uberlândia tiveram na tarde dessa quarta-feira (22) no plenário da Câmara Municipal de Uberlândia após a primeira aula do programa. Eles fizeram a leitura do regimento do PJ, que estabelece as ações das câmaras municipais na execução das atividades e o engajamento dos participantes e assistiram a dois vídeos, cujos conteúdos – “O que são os três poderes” e “Como se elaborar as leis” – deram início à formação política dos jovens.
O programa foi apresentado pelo coordenador da Escola do Legislativo, Sandro Batista, que explicou o funcionamento do PJ Minas em todo o estado e as ações necessárias para que ele se realize nas 88 câmaras municipais por onde acontece. Foram abordadas questões relacionadas ao tema central – Violência contra a mulher –, assim como a importância de cada coordenador das escolas durante as reuniões na orientação aos alunos, além da condução dos trabalhos, a capacitação dos alunos para elaborarem as propostas que serão discutidas nas plenárias municipal, regional e estadual, e a dinâmica da votação, dentre outros.
Na apresentação de vídeos, explicações como composição e cargos nos três poderes facilitaram o entendimento dos alunos. Quanto à elaboração das leis que são feitas nas casas legislativas em todo país, os alunos aprenderam sobre os trâmites dos projetos no plenário, aspectos técnicos das leis, votações, sanção e veto.
A aluna do 2º ano do ensino médio, Daniela Martins Alves, da Escola Estadual Ignácio Paes Lemes, disse que, com os vídeos, foi possível entender melhor as funções do Executivo, Legislativo e Judiciário.
Como os participantes não têm vivência na prática legislativa, o desafio está em capacitar esses jovens até a realização das plenárias. Para Sandro Batista, os alunos que concluíram o programa no ano passado e que este ano se voluntariaram a auxiliar nos trabalhos vão estimular os novos inscritos. Ele disse também que o ciclo de palestras e oficinas do mês de abril vão munir os alunos de informações que os auxiliarão na elaboração das propostas.
Fonte: Departamento de Comunicação CMU (Emiliza Didier)