O vice-presidente e Corregedor do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), o desembargador Alexandre Victor de Carvalho, visitou a Câmara Municipal de Uberlândia no final da tarde desta quarta-feira (09) e foi recebido pelo presidente da Casa, vereador Hélio Ferraz – Baiano (PSDB), e pelos vereadores Felipe Felps (PSB), Vilmar Resende (PSB), Rodi Borges (PL) e Ceará (PSC).
Segundo o desembargador, a vinda a Uberlândia faz parte de uma correção da zona eleitoral de Uberlândia, a qual classificou como muito tranqüila. “Correção de rotina, sem problema nenhum, fizemos uma correção muito tranquila, está tudo ótimo aqui”, salientou acrescentando que os membros do Tribunal e funcionários da zona eleitoral da cidade resolveram fazer duas visitas institucionais, uma na prefeitura e outra na Câmara Municipal. Sobre correções, ele disse que o trabalho é de fiscalização para saber se tudo está dentro da legalidade, dentro da estrutura e necessidade de servidores dentro do tribunal e se os processos estão correndo dentro do prazo.
O presidente da Câmara explicou que a visita foi importante para tratar de um grande encontro de lideranças políticas, como o senador Antônio Anastasia (PSDB), partidárias e a participação da sociedade civil para o esclarecimento da lei eleitoral para o ano de 2020. Ferraz diz que o evento, previsto para acontecer no dia 14 de novembro, visa dar maior esclarecimento político a respeito, por exemplo, do fim da coligação partidária. “Como é que vai ser o coeficiente, porque o coeficiente é oriundo das coligações partidárias, se não vai ter como é que nós vamos fazer essa medição de quem que serão os candidatos eleitos?”, questionou. Outra questão que preocupa Ferraz é a obrigação legal dos partidos comporem em 30% das vagas de candidatos para as mulheres e a utilização do fundo partidário, se os recursos vão descer e atender as eleições municipais.
Fonte: Departamento de Comunicação CMU (Emiliza Didier)