PJ 2021 - VÍDEO 11 - Operação "Salve o Jequitinhonha"
Sugestão EAD/ALMG - A Polícia Federal, com apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), deflagrou neste mês de abril, a operação “Salve o Jequitinhonha” para combater a exploração mineral irregular de pedras preciosas em Areinha. O garimpo, localizado nos municípios de Diamantina e Couto Magalhães, funcionava de forma clandestina nas margens do Rio Jequitinhonha.
A operação contou com a participação de 13fiscais da Semad, além de efetivo de 120 agentes da Polícia Federal e cerca de 250 policiais militares.
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) participou de audiência pública em Diamantina e já está atuando com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) regional e a diretoria regional da Sedese, no apoio às pessoas que trabalhavam na atividade irregular. A ação está sendo com intermédio da Secretaria de Assistência Municipal de Diamantina.
Também por meio do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho), a Sedese irá capacitar o município para que ele possa utilizar os recursos do Acessuas com o objetivo de realocar essas pessoas no mercado de trabalho.